sábado, janeiro 18, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosCasa Vogue mostra detalhes arquitetônicos de casarão histórico

Casa Vogue mostra detalhes arquitetônicos de casarão histórico

Casa Vogue mostra detalhes do casarão ao lado da famosa Igreja da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Na lateral de uma das mais famosas igrejas da cidade, a casa de 150 anos já acolheu gerações da família do arquiteto Bruno Campos que, ao lado da mulher, a arquiteta Mariana Hardy, se dedicou a restaurá-la

A edição de junho de Casa Vogue, que lança luz sobre clássicos e contemporâneos da arquitetura e do design mineiros, revela detalhes da história de um casarão com mais de mais de 150 anos, que desfruta de um privilégio raríssimo entre as milhões de residências de Minas Gerais: a proximidade extrema com a Igreja da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, obra-prima do barroco brasileiro projetada por Aleijadinho (1738-1814) e pintada por Manoel da Costa Athaide (1762-1830).

Quando chegou às mãos do avô do arquiteto Bruno Campos, atual proprietário, no início do século 20, tornou-se endereço de “seu” Ernani Menescal, professor da Escola de Minas de Ouro Preto (atual UFOP), de “dona” Matilde e dos filhos que nasceram ali. Com a passagem do tempo e a mudança da família para Belo Horizonte, o local virou um refúgio esporádico. Aos fins de semana e feriados, primos e tios chegavam para ouvir discos, fazer churrasco e bagunçar os muitos volumes da biblioteca.

À medida em que os netos cresciam, no entanto, as viagens para Ouro Preto diminuíram. Até que, perto da virada do milênio, a morada passou a guardar suas memórias em silêncio, empoeirada e vazia. Nessa época, o arquiteto seguia para temporadas de estudos e trabalho em Londres e Nova York – mas, em suas lembranças, as histórias.

Em 1999, realizou um levantamento e descobriu que o imóvel de 500 m² era um polígono irregular. Em bom português, uma construção torta. Dois anos depois, comprou a parte dos tios junto com sua mãe e começou a planejar as mudanças. A obra começou somente em 2013, e levou quatro anos para ser concluída. O terraço com vista para a igreja de São Francisco foi o que mais pediu alterações.

Nos interiores, promoveram-se pequenas adaptações na planta, conservando a aura gloriosa. A decoração coube a Mariana Hardy (mulher de Campos, diretora de criação do estúdio Hardy Design e formada em arquitetura), que teve como missão suavizar os ambientes e trazê-los ao presente. Hoje, outras crianças pulam a janela para a varanda e o lugar se enche de fôlego com o movimento.

Os detalhes do imóvel podem ser observados na íntegra na edição de junho de Casa Vogue.

Artigos relacionados

Novidades