Criada em 1977, a revista de decoração Casa Claudia, marca do Grupo Abril, chega aos 40 anos com uma edição especial de 200 páginas. As pautas desta edição mostram um olhar voltado para o futuro do design, da arquitetura e do décor.
Entre os destaques da edição de aniversário, está o ensaio “Quatro por Quatro”, que reuniu quatro arquitetos para reinterpretar, com uma pegada atual, cada uma das décadas que marcou a trajetória da revista. Guilherme Torres resgatou as cores vibrantes e estampas dos anos 1970. Inspirado pelos anos 1980, Léo Romano trouxe os desenhos e os móveis que marcaram a época, também com uma linguagem contemporânea. Já a arquiteta e designer de interiores Patrícia Martinez revisitou os anos 1990 e Flávia Gerab apresentou referências dos anos 2000.
A publicação também traz uma matéria especial com projetos 360º assinados por profissionais como Miguel Pinto Guimarães, Paulo e Bernardo Jacobsen, Lia Siqueira e Márcio Kogan. Todos com um trabalho marcado pelo olhar não só para a arquitetura como também para o design de interiores.
A cobertura da Semana de Milão traz entrevistas com Jaime Hayon, Nin Yashar, Emiliano Salci e Britt Moran. Enquanto Marcel Wanders marca presença abrindo sua casa e concedendo uma entrevista exclusiva. Na área de design, a publicação aponta quem são os jovens talentos do mercado em que a revista aposta. Entre os nomes: Pistache Ganache, Rodrigo Ohtake, Pedro Paulo Venzon e Rain Design. O momento flashback fica por conta de uma rica linha do tempo com peças icônicas que marcaram época, como a chaise Rio, de Oscar e Anna Maria Niemeyer.
Para completar a edição comemorativa, a revista ainda traz uma matéria que ressalta os 40 motivos pelos quais a casa brasileira é única e uma reportagem que mostra a forma como pessoas, de estilos completamente diferentes, vivem e decoram as suas casas.
De acordo com Eliana Sanches, diretora de redação da revista, “o compromisso de Casa Claudia se mantém de pé: trazer o que há de melhor na área para quem ama arquitetura, design e decoração – seja um profissional da área, uma leitora ou um leitor apaixonado pelo assunto”, afirma. “A busca pelo novo nos move constantemente. Nosso objetivo é surpreendê-los todos os meses. Seja com uma informação nova, um ensaio arrasador, uma pauta inesperada”, completa.