O Prime Box Brazil, canal de TV por assinatura dedicado ao conteúdo audiovisual brasileiro, ingressa no mercado de produção para o público adolescente com o lançamento da série original de oito episódios ‘Proibido para Maiores’. A atração, que estreia no dia 16 de novembro, às 21h, abordará a rotina escolar de seu público-alvo, por meio de elenco com nomes populares e roteiro que traz o espectador para dentro da narrativa. A série é uma produção de Atama Filmes com roteiro e direção assinados pelo cineasta Felipe Iesbick.
‘Proibido para Maiores’ trata daquele que é um momento decisivo e muito comum na vida da maioria dos jovens: a passagem da adolescência para a vida adulta. A série acompanha a história de uma jovem (Nina, interpretada pela atriz Duda Meneghetti) de 17 anos, que está cursando o último ano do ensino médio, é órfã de mãe e carente da presença do pai. Ela encontra apoio na irmã mais velha e nos melhores amigos para superar dramas pessoais e sua interminável rotina de trabalhos escolares. A vida da protagonista torna-se ainda mais complicada quando resolve concorrer ao posto de representante estudantil do colégio com sua arqui-rival, uma jovem rica, mimada e garota mais popular da escola.
O coordenador do canal Prime Box Brazil, Ramiro Azevedo, explica que a elaboração do roteiro considerou pesquisas sobre os temas de maior repercussão entre o público-alvo da série: perdas familiares, rotina de atividades estudantis, rivalidades com amizades, dúvidas amorosas e preocupações com o futuro. Embora todos os colégios (cenário principal da série) pareçam a mesma coisa, os personagens mostrarão a individualidade de cada jovem que faz com que cada turma seja única e especial. Ainda se baseando no universo do target, a estética de ‘Proibido para Menores’ apresenta linguagem moderna, divertida e ágil, bem como carrega influência oitentista de filmes de comédia e dramas norte-americanos, entre eles ‘Clube dos Cinco’ e ‘Curtindo a Vida Adoidado’, em que se brinca com os personagens que neles habitam.
‘Proibido para Maiores’ aposta em narrativa com a quebra da quarta parede – termo que se refere à forma pela qual os telespectadores assistem o mundo encenado, por meio de uma “conversa” direta com a personagem principal – para privilegiar o protagonismo e o engajamento dos jovens no consumo de séries. “Nina conversa diretamente com o público desde a primeira cena. Isso fará com que o espectador entre na cabeça dela, toque nos assuntos comuns a todos eles e se torne confidente das descobertas dela sobre o futuro”, contextualiza o diretor Iesbick, que foi o grande vencedor da edição 2013 do Festival de Cinema de Gramado com o primeiro curta-metragem de sua carreira, intitulado ‘O Matador de Bagé’.
A escalação do elenco privilegiou nomes conhecidos entre os jovens e com experiência em diferentes janelas do audiovisual – Vídeo Sob Demanda (VOD), TVs aberta e fechada e cinema. A atriz Duda Meneghetti, que dá vida à protagonista Nina, já viveu a vilã do horário nobre da maior emissora do país – na novela ‘Em Família’, do autor Manoel Carlos, exibida pela TV Globo em 2014. Ela se prepara para lançar nos cinemas a coprodução da Globo Filmes ‘Rasga Coração’ ao lado Drica Moraes, Chay Suede e Marco Ricca. O ator Roberto Birindelli, que vive o pai da Nina, estará na próxima novela das nove ‘O Sétimo Guardião’, de Aguinaldo Silva, na TV Globo, além de ter várias passagens por novelas (‘Velho Chico’, ‘Império’ e ‘Viver a Vida’, entre outras) e séries em TV aberta. Os demais atores de ‘Proibido para Maiores’ são Áurea Baptista, João França, Martha Brito, Catharina Conte, Rodolfo Ruscheinsky e Anderson Vieira, entre outros.
O roteiro e a direção são assinados por Felipe Iesbick, a produção executiva é de Rogério Rodrigues, a produção de elenco ficou a cargo de Dani Fogliatto, a direção de fotografia de Rafael Duarte, com direção de arte de Rose França, direção de produção de Leonardo Peixoto e direção musical de Bruno Mad. ‘Proibido para Maiores’ é um conteúdo original com estreia exclusiva no Prime Box Brazil, canal programado pelo grupo Box Brazil.