Aproveitar o período de férias para dar continuidade ao desenvolvimento adquirido durante as aulas. Esse é o objetivo da Colônia de Férias Gloob, projeto da nbs rio+rio em parceria com o canal infantil Gloob, da Globosat, que atenderá crianças de cinco a oito anos do Morro do Borel, no Rio de Janeiro. As atividades acontecerão de 23 a 27 de junho no CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, na comunidade carioca.
A Colônia de Férias Gloob levará para 175 crianças da comunidade, que cursam o 1º e 2º ano do ensino fundamental, oficinas tematizadas com os principais programas do canal, entre eles “Gaby Estrella”, “Detetives do Prédio Azul, “Tem Criança na Cozinha”, “Osmar”, “Click” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Na oficina do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, por exemplo, as atividades serão relacionadas à literatura, através de contações de histórias dos livros do “Sítio”, além da biografia de Monteiro Lobato e outras obras relacionadas ao folclore brasileiro. A Colônia de Férias Gloob segue o conceito “Inspirar e Divertir” do canal.
De acordo com Luciane Neno, gerente de marketing do Gloob, a iniciativa é também uma maneira de estimular a criatividade de forma lúdica. “Acreditamos que, por meio de brincadeiras e pela identificação das crianças com os nossos personagens, criaremos um ambiente de muita diversão”, disse. Para Aline Pimenta, diretora da nbs rio+rio, “proporcionar atividades recreativas e que estimulam a brincadeira, durante o período de férias, pode impactar positivamente no desempenho escolar e no desenvolvimento destas crianças”.
O estudo “Lost summers: Few books and few opportunities to read”, dos economistas Anne McGill-Franzen e Richard Allington, da Universidade da Flórida, mostra que as escassas possibilidades de lazer, entretenimento e acesso à cultura para as crianças de baixa renda, durante as férias escolares, levam a um retrocesso no processo de aprendizagem.