Em 2024, o Grupo RBS deu visibilidade aos desafios para a reconstrução do Rio Grande do Sul e também celebrou cada avanço da retomada.
É com esse espírito de união e renovação, que tanto tem marcado a vida dos gaúchos, que a RBS lança, nesta terça-feira (26), a sua tradicional campanha de fim de ano com o conceito “O futuro é feito de vida”.
Sob direção-geral de Mocita Fagundes, o filme convida o público a olhar adiante e relembrar o ano que passou pela ótica da esperança. Na campanha, os comunicadores do Grupo RBS interagem com personagens marcantes, como a resiliente Dona Gentila Capolonga, aposentada de 88 anos que mantém a alegria de viver mesmo depois de ter perdido sua casa por duas vezes na enchente.
Reconstruída a partir da força comunitária após a cheia, a ponte que liga as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra, também serviu de cenário para o vídeo. Assim como a Orla do Guaíba, local que testemunhou tanta tristeza em maio e que hoje voltou a participar dos momentos de lazer dos porto-alegrenses. Até mesmo o cãozinho Bonno, representante dos muitos animais resgatados na enchente, aparece feliz ao lado de seu tutor: Pietro Oliveira, repórter da RBS TV que o adotou durante a gravação de uma reportagem.
Em um tom vibrante e emocional, as cenas são embaladas pela tradicional trilha Vida, composta em 1985, em Porto Alegre, por Ricardo Garay e Carlos Ludwig. A canção foi encomendada por Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS, em comemoração à inauguração de uma máquina que passaria a rodar parte do jornal em cores. Desde então, a música está presente nas campanhas de passagem de ano da empresa, apresentada por diferentes arranjos, interpretações e leituras.
– Vida é cheia de significados e, mais do que nunca, a letra reflete nossos desejos para o Rio Grande do Sul em 2025: otimismo, celebração da coragem e retomada. Queremos que nosso Estado seja cada vez mais exemplo para o Brasil e temos muito orgulho da forma como enfrentamos os desafios. Por isso, é tempo de celebrar e de olhar para o futuro de forma positiva – destaca a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma.
A campanha de fim de ano do Grupo RBS tem dimensão 360º e contempla peças para TV (VT 60’’ e 30″), jornal (anúncios), rádio (spot 60’’ e 30″), mídia externa (mega painéis digitais, painéis digitais e circuito MUB e Canal Você) e digital, além de ações especiais de endomarketing e para o público B2B. O resultado pode ser conferido nos veículos do Grupo RBS até 2 de janeiro.
Ficha técnica:
Cliente: Grupo RBS
Produto: Institucional
Campanha: VIDA
Direção de criação: Gabriel Schmitt
Criação: Quétsia Hossein, Camila Saito e Camila Emil
Direção geral: Mocita Fagundes
Direção de cena: Carlos Teston
Assistente direção: Fernando Jung
Direção de Fotografia: Leonardo Gobbi
Direção de Produção: Márcia Belloc
Assistente Produção: Clara Chittolina
Produção de Figurino: Daiane Senger
Produção de elenco: Fabiane Freitas
Maquiagem: Valéria Oliveira
Produção de Locação: José Alexandre
Montagem: Luis Todeschini
Finalização: Paulo Dorneles