Com linguagem moderna e Amanda Costa como estrela da campanha, vídeo do projeto busca engajar adolescentes para a conscientização sobre um futuro mais sustentável.
A 24ª edição do projeto EPTV na Escola, da afiliada Rede Globo, desafia alunos do 9º ano a refletirem sobre o tema “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”. Em um mundo em que o individualismo tem sido valorizado, a campanha e a questão do projeto buscam resgatar o senso de coletividade e pertencimento. A campanha, que se configura como um manifesto, com participação da influenciadora e ativista Amanda Costa, convoca os adolescentes a unirem-se em prol do planeta, incentivando ações transformadoras, e conta com o patrocínio de marcas que acreditam no propósito do projeto EPTV na Escola. Confira no vídeo!O vídeo da campanha do projeto EPTV na Escola 2023 foi criado pela OZ, produtora de São Carlos (SP), e aborda o tema pedido para a escrita da redação. A produção apresenta a influenciadora digital Amanda Costa, que se conecta com os adolescentes através do discurso engajador sobre o cuidado com a comunidade e com o planeta. Utilizando uma linguagem moderna com elementos como ritmo trap e street art, o vídeo busca captar a atenção visual e incentivar a reflexão sobre a responsabilidade compartilhada de cuidar da Terra. A campanha inspira os jovens a serem protagonistas na luta por um futuro sustentável, com destaque para a importância de agir hoje com o objetivo de transformar a sociedade e o mundo. O projeto EPTV na Escola está cheio de novidades este ano. Uma delas é a colaboração inédita do Terra da Gente, que vai disponibilizar um conteúdo exclusivo e especial para os professores de Língua Portuguesa usarem. Lizzy Martins, editora executiva do programa Terra da Gente, enxerga o papel da mídia como essencial na disseminação da mensagem da campanha sobre coletividade, pertencimento e responsabilidade ambiental, especialmente considerando o amplo alcance da EPTV na região. Através do projeto EPTV na Escola, a estratégia adotada é provocar reflexão e despertar interesse nas novas gerações, a fim de resgatar o contato com a natureza, que foi gradualmente perdido devido à urbanização. “A gente vai transformar uma geração, porque o objetivo é esse mesmo, é impactar a ponto de que os adolescentes tenham o diferencial de olhar para a natureza não como algo que está lá longe, mas como algo que faz parte deles”, diz a editora executiva. Amanda Costa, influenciadora da campanha do EPTV na Escola e ativista climática que entrou para a lista da Forbes Under 30 em 2021, compartilha a missão de vida de despertar nos jovens o senso de coletividade e pertencimento em relação ao planeta. Como jovem embaixadora da ONU, ela utiliza conteúdos nas redes sociais para encorajar outros jovens a olharem para questões socioambientais e entenderem que cada um pode ser protagonista na transformação do mundo. Para motivar os adolescentes a se tornarem protagonistas na luta pela sustentabilidade e pelo legado que deixarão para as próximas gerações, Amanda destaca a importância de enxergar-se como parte integrante da Terra. “Acredito que falar de meio ambiente diz respeito ao nosso presente e ao nosso futuro, é importantíssimo que encontremos estratégias não somente para participar, mas para engajar outras pessoas, principalmente a juventude, dentro desse contexto”, explica a ativista. Projetos e Parcerias O diretor de Marketing do Grupo EP, André Otaviano, ressalta o aumento do número de marcas interessadas em patrocinar o EPTV na Escola e a robustez do formato do projeto multiplataforma, que engloba ações conjuntas com as áreas da EPTV, Terra da Gente, portal g1, redes sociais e OA Eventos, somadas ao cunho social e interação com adolescentes, escolas e famílias. “Esta edição mostra as possibilidades de aperfeiçoamento e integração de um projeto que é consolidado. O EPTV na Escola ultrapassa as barreiras do conhecimento e transforma a realidade de muitas pessoas ao incentivar a educação e a reflexão no mundo que estamos construindo. Além disso, conta com a oportunidade para que as marcas desempenhem seu papel social junto à sociedade”. A campanha do EPTV na Escola 2023 conta com o patrocínio de empresas em cada cidade da região de cobertura da EPTV. A JFL Alarmes patrocina o projeto nas quatro regiões de abrangência da EPTV. Pague Menos Supermercados e Thermas são parceiros do projeto em Campinas e São Carlos. A Prefeitura de São Carlos também patrocina o projeto na cidade. Já na região de Sul de Minas, as marcas Inatel, IceBom e Corples renovaram o patrocínio e reforçam o compromisso dessas instituições com a educação e a conscientização dos jovens sobre a importância da sustentabilidade e da coletividade para um futuro mais promissor. Quanto às estratégias e abordagens para garantir que a campanha atinja o público-alvo dos adolescentes de forma impactante e eficaz, a editora destaca o trabalho conjunto entre o Terra da Gente, a área de jornalismo e marketing do Grupo EP. O projeto também busca envolver os estudantes em sala de aula, propondo atividades e conteúdo pedagógico que permitam uma reflexão mais profunda sobre o tema. Lizzy Martins disse que outra estratégia utilizada foi o concurso de posts, com o propósito de incentivar uma mudança de comportamento em relação ao uso excessivo do universo digital, visando uma maior desconexão e valorização de pausas na rotina: “A competição é uma forma de contribuir com essa reflexão, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento para os participantes”, destaca. Leandro Lima, diretor de criação e roteirista da OZ, destacou que a campanha do EPTV na Escola 2023 buscou se aproximar da realidade vivida por cada participante para causar engajamento, por meio do cenário com pinturas e grafites nas paredes apresentado no vídeo. Segundo Lima, a ideia foi criar um verdadeiro chamado à ação, convocando os jovens a serem protagonistas na luta por um mundo mais sustentável, agindo hoje para salvar o planeta. Para o roteirista, a campanha utiliza estratégias criativas, uma linguagem audiovisual moderna, influenciadora digital e elementos gráficos e sonoros presentes no cotidiano dos adolescentes. “Ao convidar o adolescente para perceber a natureza presente em sua volta, também o convidamos para olhar como as ações dentro de casa são parte importante da transformação que queremos ser”, finaliza o diretor em relação ao conceito utilizado na produção do vídeo.