A Globonews escolheu a Fluxxo Comunicação para criar a campanha de endomarketing da emissora para as Eleições 2022. A matriz no Rio de Janeiro e as regionais São Paulo e Brasília acabam de receber uma nova ambientação especialmente criada para a cobertura das eleições para a escolha dos próximos deputados, senadores, governadores e Presidente do Brasil. E com um detalhe: como a Globonews tem 58% dos cargos ocupados por mulheres, a ação vai mostrar a importância delas na cobertura de notícias que podem mudar os rumos do país inteiro. Marcella Pereira, Gestora de Mídia e Atendimento, e Renata Takahashi, Diretora de Criação, assinam a campanha.
“Os brasileiros verão a maior cobertura da história, no maior canal de jornalismo do Brasil. E como as mulheres são maioria no time da emissora, nossa proposta foi criar uma campanha interna com foco nelas, que reforçasse seu papel essencial na sociedade, com destaque para o cenário político. O objetivo é reconhecer a atuação das mulheres no setor e apontar as conquistas pelos direitos femininos na sociedade, além de valorizar a voz de cada mulher. Para isso, na prática, desenvolvemos uma ação de ambientação interativa e lúdica, que mostra a luta das mulheres na política e que potencializa todas as colaboradoras da GloboNews”, explica Marcella Pereira.
Para a campanha interna, a agência criou uma ambientação que simula uma exposição para valorizar as conquistas das mulheres na política e enaltecer as colaboradoras da GloboNews: um túnel na entrada da emissora vai conter um manifesto da GloboNews, escrito pela Denise Lacerda (Editora-chefe Globonews/Brasilia), com um olhar sobre o momento político e a atuação das mulheres neste cenário. Assim, quando os colaboradores passarem por ele, entrarão em uma exposição imersiva com painel. “Esse painel mostrará os depoimentos das colaboradoras que responderam à pergunta “O que significa para você, mulher, contar a história de um momento decisivo para o Brasil?” e algumas frases de outras mulheres que tenham muita representatividade na política ou na causa feminista”, explica Renata Takahashi. Marcella complementa, explicando que a ideia é expor os depoimentos das colaboradoras e, ao final da ação, cada uma poderá levar para casa esse carinho como lembrança e reconhecimento.
Renata pontua, ainda, que para a identidade visual foi proposto trazer uma estética que se aproximasse das cores, formas e estilos que representassem a Semana de Arte Moderna, aproveitando o gancho de que este ano comemora-se o centenário deste marco na cultura brasileira. “Assim, nos inspiramos nas obras da artista contemporânea Tarsila do Amaral, fazendo uso das suas formas geométricas e estilo que, hoje, são tão características da artista quanto da nossa brasilidade”, conclui Renata.