A Billboard Brasil apresenta uma nova campanha publicitária para reforçar o poder da música e a influência dos artistas que alcançam o topo da lista da revista na vida das pessoas. De uma maneira inusitada, a publicação mostra, por meio de três peças de mídia impressa, criadas pela Ogilvy Brasil, que o artista top com presença na revista influenciou as escolhas de nomes de bebês na época em que a sua música estava no posto de número 1, muito mais do que outras personalidades famosas de outras áreas, como esporte e política.
Os anúncios intitulados “Michael”, “John “e “David” apresentam um gráfico em forma de mobile infantil. O primeiro deles mostra que em 1979, ano em que o cantor Michael Jackson chegou ao topo da lista da Billboard pela primeira vez, 67.728 crianças foram registradas com o nome Michael. Já em 2004, quando o nadador Michael Phelps conquistou sua primeira medalha olímpica, apenas 25.438 crianças foram registradas com esse nome.
Da mesma forma, em 1961, quando John F. Kennedy foi eleito presidente dos Estados Unidos, 79.904 recém-nascidos receberam este nome; mas em 1964, ano em John Lennon atingiu o top da lista da Billboard, 82.536 crianças receberam o nome de John.
Com David Bowie não foi diferente: foram 39.172 registros com o nome David em 1975, ano em que o artista esteve no topo da lista pela primeira vez. E, em 1998, quando David Beckham foi eleito o jogador de futebol do mundo, o número de crianças registradas com o nome David foi de 20.869. Em todos os casos, os artistas no topo da lista da Billboard influenciaram muito mais os registros de nomes do que as outras personalidades. Todos os números citados estão disponíveis no site do Seguro Social Americano.
Ficha Técnica:
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Baby Names
Cliente: Billboard Brasil
VP nacional de criação: Claudio Lima
CEO: Fernando Musa
Diretor de criação: Claudio Lima e Moacyr Netto
Redator: Vitor Medrado
Diretor de arte: Sergio Takahata, Glauber Dorotheu e Diogo Seibert
Art Buyer: Francini Santiago
Atendimento: Juliana Fernandes
Mídia: Flávio De Pauw e Isabela Albero
Fotografia/Mockup: Francisco de Deus
Retoque/pós-produção: Daniel Klock/Fuze Image Maker
Aprovação do cliente: Antonio Camarotti