Na preparação para a Copa do Mundo, a BBC Brasil lança a nova ferramenta #SalaSocial e oferece uma maneira distinta e criativa para cobrir o evento. “O Brasil é um mercado prioritário para a BBC, considerando que tem uma das maiores e mais ativas comunidades de mídia social do mundo. O brasileiro gasta em média mais de 27 horas online por mês. Há um mundo de histórias não contadas por aí que queremos explorar”, diz David Cuen, Editor de Mídia Social do Serviço Mundial da BBC.
Nesta segunda-feira, 19 de maio, a live page será dedicada à imagem do Brasil ao redor do mundo no período de preparação para a Copa. “O Brasil tem recebido uma cobertura muito negativa neste último ano, em contraste gritante com a forma como o País estava sendo percebido antes. Houve um ponto de virada no tom da cobertura internacional após os protestos em junho do ano passado. Temos notado o grande envolvimento que este assunto tem gerado nas mídias sociais e decidimos lançar este projeto com uma página em tempo real sobre isso”, conta Silvia Salek, diretora de redação da BBC Brasil.
#SalaSocial também pretende aproveitar ao máximo o que a tecnologia pode oferecer. A equipe da BBC no Brasil e em Londres vem sendo treinada para gravar vídeos com celulares cujo objetivo é de aumentar o imediatismo dos nossos relatos, sem perder de vista as diretrizes editoriais da BBC. Esta live page também dará uma ideia de como tópicos locais repercutem em todo o mundo, com a participação da ampla rede de repórteres e correspondentes da BBC.
“Por um lado, queremos usar a mídia social como uma plataforma para atingir um público maior e estabelecer um contato mais próximo com nossa audiência. Por outro, queremos investir em mídias sociais como local privilegiado de pesquisa de tendências sobre as quais as pessoas estão falando e de histórias que tocam a vida das pessoas, mas podem não ter sido contadas ainda para um público mais amplo”, acrescenta o Editor de Mídia Social do Serviço Mundial da BBC.
“Na fase piloto, por exemplo, encontramos uma senhora de 80 anos que se tornou um ativista online. É uma história vibrante que queremos compartilhar com o mundo. Trata-se de realizar uma curadoria do melhor e mais interessante conteúdo de mídia social, que muitas vezes é ignorado, incluindo o conteúdo gerado pelo usuário. Vamos criar também conteúdo em um ambiente on-line e nas ruas. A diferença para a nossa operação mais tradicional de garimpar notícias é que a mídia social vai estar no centro desse trabalho, orientando o que fazemos e como fazemos”, completa a diretora de redação da BBC Brasil.
#SalaSocial também seguirá os trending topics – assuntos de maior popularidade das redes sociais – e, por meio de atualizações constantes em live pages temáticas, vai criar um ambiente on-line de jornalismo em que o conteúdo de mídia social está no cerne do que está sendo oferecido.
Além disso, #SalaSocial vai aumentar ainda mais a interação do Serviço Mundial da BBC com o público nas redes sociais. #BBCtrending apresenta uma seleção feita do de histórias que são tendências nas mídias sociais ao redor do mundo. Isto gera posts no Magazine’s Trending blog, vídeos duas vezes por semana na @BBCWorld e um programa semanal de rádio no sábado na BBC World Service – siga @BBCtrending no Twitter e tweet usando #BBCtrending.
O serviço em turco da BBC também introduziu um novo conceito com a Praça Social (Sosyal Meydan). Este serviço facilita a interação e a participação via jornalismo cidadão – que está disponível para o público na Turquia, desde que haja comprovação de que o material é verdadeiro. As live pages turcas incorporam as mídias sociais na cobertura de notícias, por isso sempre que há um evento importante ou uma questão relevante em discussão, uma página em tempo real é aberta e a audiência, incorporada na cobertura.