Em 14 de março de 1938, há 80 ano atrás, era lançado o serviço latino-americano da BBC, hoje conhecido como BBC Brasil e BBC Mundo, em português e espanhol. O departamento foi o segundo, após o serviço árabe, a ser lançado em língua não-inglesa pelo que é hoje conhecido como Serviço Mundial da BBC, com conteúdo em 39 idiomas.
A BBC Brasil começou como um serviço de rádio com a proposta de oferecer notícias de forma direta e imparcial e se transformou hoje em um serviço multimídia, alcançando 6 milhões de pessoas por semana e 20 milhões por mês em todo o Brasil.
Uma série de conteúdos especiais vão celebrar este marco. O primeiro é um documentário em vídeo com os destaques da cobertura feita pelo Serviço Brasileiro da Segunda Guerra Mundial. O correspondente de guerra do Serviço Brasileiro foi o único, dentre os jornalistas brasileiros que acompanhavam a campanha dos pracinhas na Itália, a registrar sua cobertura em áudio. A pesquisa feita no arquivo da BBC oferece uma perspectiva rara e única sobre a campanha brasileira na guerra. O principal “achado” são os sambas compostos e cantados pelos pracinhas durante a guerra, que foram gravados pela BBC e estão agora disponíveis ao público brasileiro. O arquivo relevou uma coleção de 16 sambas, alguns deles não ouvidos no Brasil desde a transmissão original.
Silvia Salek, diretora de redação da BBC Brasil: “É fantástico ver como nós mudamos ao longo destas décadas, e como nos adaptamos às necessidades do nosso público. Mas uma coisa se mantém constante: o nosso compromisso com os valores da imparcialidade e independência. Foram cruciais na nossa criação há 80 anos e são o que ainda hoje guia nosso Jornalismo diariamente”.
Uma das prioridades atuais do serviço é aumentar o investimento em Jornalismo de impacto, como investigações recentes sobre como perfis falsos nas redes foram usados para manipular a opinião públicas em eleições no Brasil. Esse Jornalismo de qualidade não apenas repercute no mercado brasileiro como também é frequentemente adaptado para o inglês e para outras línguas do Serviço Mundial. É uma colaboração de duas vias com outros departamentos da BBC que permite que o serviço brasileiro traga o melhor da BBC para o público em português e, ao mesmo tempo, leve ao mundo histórias originais sobre o Brasil.
Outra prioridade para este ano histórico será expandir a audiência por meio de inovação como ilustrações e animações. A BBC Brasil também continuará a refletir o país além das grandes cidades, buscando uma representação mais equilibrada da diversidade regional brasileira. Silvia Salek: “Temos contado mais e mais histórias sobre diferentes partes do Brasil, indo além de um antigo foco nas grandes cidades. Assumiremos também um compromisso neste ano com um equilíbrio maior em termos de gênero e raça em nossas reportagens”.