A Bahia tem se consagrado como celeiro de grandes jornalistas mulheres. Nomes como Jéssica Senra, Rosana Jatobá, Ticiana Villas Boas, Mariana Monteiro, Maria Lorena Alves, Juliana Guimarães, Pâmela Lucciola, Carolina Rosa e Patrícia Abreu são alguns destaques que conquistaram sucesso local e nacional. Todas essas profissionais têm algo em comum: foram dirigidas por Zuleica Andrade. A diretora de jornalismo da Band Bahia tem faro para descobrir talentos e revelá-los.
Agora, Zuca Andrade, como também é conhecida, comemora mais uma jornalista local que acaba de integrar a equipe nacional. Júlia Sarmento, que após iniciar sua carreira como estagiária na Band News e conquistar seu espaço nas telinhas com grandes coberturas como o Carnaval e as eleições, se despede da Band Bahia para se juntar ao time de jornalistas da Band, em São Paulo.
Júlia comemora a nova etapa e relembra sua trajetória no jornalismo baiano. “A Band Bahia foi onde tive minhas primeiras experiências como repórter e onde pude conhecer e vivenciar histórias incríveis. A generosidade de Zuleica e de muitas pessoas com quem trabalhei durante esse período foi ferramenta para que eu pudesse crescer”, conta.
A diretora exalta a parceria com as profissionais. “Fico feliz em contribuir para o cenário jornalístico com mulheres brilhantes e que fazem a diferença na cobertura de notícias e eventos na Bahia e no Brasil”, afirma.
A jornalista Jéssica Senra guarda boas lembranças de seu trabalho com Zuleica. “Zuca sempre teve um olhar atento e uma imensa disponibilidade e generosidade para ensinar. Eu não sabia absolutamente nada de jornalismo televisivo quando comecei na Band e Zuca me pegou pela mão mesmo, me ajudou a escrever minhas primeiras reportagens de TV. Na minha primeira matéria, por exemplo, eu nem sabia direito o que era a passagem e escrevemos juntas, por telefone, o texto que eu tinha que gravar na rua!”.