segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosAutomidia System: produto de comunicação visual único no País

Automidia System: produto de comunicação visual único no País

Desenvolvido com tecnologia própria pela Favretto Comunicação Visual, o projeto é uma alternativa inovadora ao processo de personalização visual de frotasEm um mercado tão tradicional quanto o de mídias, são raros os exemplos de iniciativas que podem ser chamadas de inovadoras, de fato. Contrariando este cenário, a empresa paranaense Favretto Comunicação Visual tem aprimorado há quase dez anos um produto único no segmento: o Automidia System, um processo que transforma os baús de caminhões de transporte em verdadeiros “outdoors itinerantes”. O projeto tem chamado a atenção tanto de motoristas autônomos, quanto de frotas de empresas que enxergam no produto de mídia da Favretto uma forma versátil, chamativa e econômica de potencializar o alcance de sua marca pelas estradas.O Automidia System foi desenvolvido dentro da própria Favretto há quase uma década. A ideia original era oferecer uma maneira de aplicar uma lona publicitária facilmente substituível nas laterais de baús de carga de caminhões, uma alternativa ao serviço de adesivagem tradicionalmente utilizado pelas companhias do segmento. O Gerente de Operações da marca, Luiz Gustavo Rago, explica o porquê o produto é vantajoso: “Quando falamos de adesivar um baú de caminhão, são de dois a cinco dias do veículo parado de acordo com o tamanho, sem poder fazer entregas. Isso gera um prejuízo grande para as transportadoras. Com o Automidia System, nós reduzimos esse tempo de instalação e, uma vez fixado ao caminhão, podemos fazer a manutenção e troca das lonas em questão de horas, agilizando o processo e reduzindo custos”, explica.O produto consiste, basicamente, na instalação de um conjunto de perfis de alumínio onde são fixadas as lonas de publicidade através de um sistema de encaixes precisos e únicos. Isso possibilita que as lonas fiquem totalmente esticadas e tracionadas. Por estarem minimamente afastadas do corpo do baú, ainda oculta possíveis imperfeições da superfície a ser recoberta. Os perfis de acabamento se consolidam como uma verdadeira moldura do “quadro”.Embora pareça um mecanismo relativamente simples, houve muito trabalho técnico para tornar o produto funcional: a Favretto desenvolveu uma tecnologia própria tanto para facilitar a instalação, quanto para tornar os painéis funcionais e resistentes às exigências de uma mídia que ficará exposta a condições climáticas variadas. “Ao longo destes anos nós fomos aperfeiçoando todas as etapas envolvidas na confecção e instalação do produto. Investimos em tecnologia e ouvimos o feedback de nossos clientes para mitigarmos as chances de erros/danos e fazermos as adaptações necessárias. Temos, hoje, um produto de mídia inovador e de extrema qualidade, único no Brasil”, afirma Rago.Para chegar ao atual formato, o produto precisou passar por diferentes aperfeiçoamentos técnicos. Além do reforço da resistência das lonas, que recebem uma película de um verniz especial especialmente desenvolvido pela empresa para diminuir danos de atritos e/ou causas climáticas, há a aplicação de uma moldura   de silicone (de um perfil de PVC) super-resistente que é soldado a lona e se encaixa de forma perfeitamente ajustada à moldura metálica instalada nos baús. “Esta foi uma das etapas mais trabalhosas do projeto: precisávamos garantir que a lona não iria se descolar com facilidade, o que poderia gerar um retrabalho frequente para reinstalar ou arrumar os painéis. Temos, hoje, testes específicos para garantir a durabilidade do produto em todos os seus pormenores”, explica o Gerente de Operações.Além de contar com um tempo menor de instalação em relação a um serviço de adesivagem tradicional, o Automidia System tem outras vantagens que o tornam especialmente atrativo. Embora o tempo de colocação da primeira lona seja de aproximadamente um dia, as trocas e substituições são mais baratas e podem ser feitas em poucas horas. Isso permite que uma empresa possa personalizar sua frota com campanhas para datas específicas ou eventos sazonais de forma estratégica, com custos reduzidos, e sem paralisar a frota por tempo significativo, uma opção pouco viável para veículos adesivados, cuja manutenção é tão demorada e custosa quanto a instalação.Hoje, a Favretto Comunicação Visual conta com equipes dedicadas exclusivamente à instalação do Automidia System, sendo uma delas itinerante, indo até o cliente para realizar o procedimento, caso necessário. Com um interesse cada vez maior por parte do mercado e clientes em diferentes estados da Região Sul, Sudeste, Centro Oeste e até do Nordeste, a expectativa é que o produto tenha um aumento de demanda neste ano. Boa parte dos clientes são de frotas de entregas de Companhias de médio/grande porte em busca de personalização. Entre os principais clientes estão Frimesa, Ovos Mantiqueira, Greco & Guerreiro, Zaeli, Tirol e, mais recentemente, a Pepsico.Clientes satisfeitosO feedback dos clientes foi fundamental para a companhia chegar ao atual formato do produto. Atendendo, em parte, a uma demanda das próprias empresas de transporte, a Favretto ouviu inúmeras sugestões até chegar ao formato atual do Automidia System, que tem recebido inúmeros elogios. Atualmente, são mais de 150 clientes atendidos pela marca para aproximadamente 1.500 caminhões baús com o sistema instalado.O Gerente de Marketing da rede de supermercados Festval, Fabiano Szpyra, um dos principais clientes do Automidia System, destaca a sua qualidade: “Somos parceiros de longa data da Favretto e aderimos ao Automidia System. Da nossa perspectiva, o investimento no produto está valendo a pena. Além de deixar a frota com um visual excelente, o Automidia diminui os custos de manutenção, além de ser mais fácil e rápido para trocar a comunicação. O serviço prestado pela empresa é impecável e gera um excelente resultado final. Estamos satisfeitos e recomendamos”, afirma Szpyra.Juracy Favretto, Diretor do Automidia System, ressalta a satisfação com o produto desenvolvido pela empresa e projeta o futuro: “Nós temos muito orgulho do nível de qualidade que temos entregado com o Automidia System. Foram anos de aperfeiçoamento até dominarmos cada etapa do processo e hoje podemos afirmar que possuímos um produto de comunicação visual inovador, com alto nível de aceitação no mercado e com feedbacks positivos por parte dos clientes. Estamos trabalhando para expandir nossas operações, temos expectativa que a procura continue a crescer, mas não abrimos mão de oferecer a mesma qualidade técnica e de suporte que temos no momento”, conclui Juracy.

Artigos relacionados

Novidades