“As Aventuras de Poliana” estreia no SBT com mensagem positiva para a família

Vai ao ar a partir do dia 16 de maio, no SBT, a trama “As Aventuras de Poliana”, novo folhetim da emissora de Silvio Santos. Nesta semana, na sede do SBT, aconteceu a coletiva de imprensa de lançamento da novela, que reuniu 160 profissionais da imprensa de todo o Brasil para conversar com a autora Iris Abravanel e o diretor-geral Reynaldo Boury, além de conhecer o elenco completo da atração.

A equipe de colaboradores da autora, a diretoria do canal, a equipe da novela, empresários parceiros e mães do elenco também marcaram presença no evento que apresentou ainda a cidade cenográfica para os jornalistas. Apresentado pelo diretor artístico do SBT, Fernando Pelegio, o evento ainda surpreendeu aos presentes com um pocket show das músicas “Bate Coração” e “Jogo do Contente”, interpretados pelas personagens Poliana (Sophia Valverde), Alice (Kiara Sasso) e Lorenzo (Lázaro Menezes).

Renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida é a aposta do SBT em “As Aventuras de Poliana”, novela originalmente adaptada para a teledramaturgia pela autora Iris Abravanel, baseado em “Pollyanna”, obra literária de Eleanor H. Porter. A trama também marca os 10 anos da carreira como autora de telenovelas de Iris Abravanel, mesmo período da reativação do núcleo de teledramaturgia do canal, além da volta do trabalho da dupla de sucesso que a autora formou desde “Carrossel” (2012) com o diretor-geral Reynaldo Boury.

“As Aventuras de Poliana”, que segue o pilar do SBT de unir a família brasileira, estreia na noite de quarta-feira, dia 16 de maio. Durante os primeiros capítulos, como já é tradição na emissora, o folhetim será exibido às 21h, em forma de dobradinha com as emoções finais de “Carinha de Anjo”, que vai ao ar às 20h30.

A autora Iris Abravanel resume o impacto que deseja alcançar com a essência de seu mais novo desafio na teledramaturgia brasileira: “É muito gratificante escrever e acompanhar a história de Poliana nos dias de hoje, onde todos precisam de boas notícias. Essa novela nos ensina que é nas pequenas coisas que encontramos os momentos de felicidade. O exercício do “Jogo do Contente” é para todos. Renovar a nossa mente a cada dia, e viver contente independente das circunstâncias. Sempre há um motivo para sentirmos gratidão. Pode ter certeza que em um coração cheio de gratidão não existe espaço para amargura. Essa é a verdadeira essência de As Aventuras de Poliana”, conta. O diretor-geral Reynaldo Boury também comenta a expectativa para o novo trabalho com a autora: “As Aventuras de Poliana é a quarta novela que fazemos juntos. Uma parceria que vem dando certo. Foram três sucessos e dessa vez não será diferente”, garante.

Gravada na cidade cenográfica e nos estúdios 7 e 8 do SBT, além de locações externas, como nos municípios de Quixadá, Trairi, Praia da Taíba no Ceará, a trama conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma garota com personalidade livre e espontânea que cresceu em meio à magia do teatro mambembe. Ela é filha do casal de artistas multitalentosos formado pelo divertido diretor e ator Lorenzo (Lázaro Menezes) e pela espirituosa atriz Alice (Kiara Sasso), que integram o grupo teatral itinerante Vagalume com sua casa/palco sobre rodas. Apesar da família ser unida e feliz, passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês. Para não desanimar e encarar os problemas de forma mais leve, Lorenzo e Alice ensinam uma brincadeira para Poliana sempre jogar nos momentos difíceis: o jogo do contente, que consiste basicamente em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis.

A trupe de Lorenzo e Alice segue pelo nordeste brasileiro e escolhe um município esquecido e pacato do sertão cearense para mais uma de suas montagens teatrais. É onde ela conhece João (Igor Jansen), um garoto humilde do povoado local, que está de passagem e se encanta pela música da apresentação. João possui personalidade forte e vive em um casebre no meio do sertão nordestino aos cuidados do pai grosseiro Tião (Helder Sossa) e da mãe submissa, Josefa (Luciana Vidal). Mesmo com a pouca idade, João já é obrigado a abandonar a escola e a ajudar Tião com o trabalho na lavoura e os serviços de casa. Contudo, João desenvolve interesse pela música e seu talento chama a atenção de Josefa.

Hoje, aos 11 anos de idade, Poliana precisa ir à São Paulo para morar com os parentes de sua mãe, a família D’Ávila. Antes de partir, Lorenzo revela que sempre sonhou que a família pudesse um dia se apresentar em uma linda peça, mas isso não será mais possível, já que Alice faleceu e ele mesmo adoecera. O pai pede a filha que nunca desista de seus sonhos e, reforça a importância de que ela nunca deixe de jogar, o jogo do contente.

Enquanto isso, no casebre do sertão, João, também aos 11 anos, se cansa da repressão do pai e decide ir embora de casa. O garoto promete para a mãe que voltará para dar a ela uma vida melhor. Josefa fica atordoada, mas compreende que fora daquela realidade o filho talvez tenha condições de alcançar seus sonhos e desenvolver seus talentos. João, então, segue na garupa de um pau de arara (caminhão) a sua própria aventura rumo a São Paulo.

Poliana e João chegam ao mesmo tempo à cidade grande, porem separadamente. Nesta trajetória, as duas crianças, já se deparam com muitas aventuras e histórias surpreendentes que irão mudar a realidade e os sonhos que tinham antes de enfrentarem esta caminhada. Poliana perceberá que nem todos são bondosos como os seus pais e que o jogo do contente é cada vez mais necessário e difícil de ser executado. Enquanto João, em outro canto, precisará lidar com o perigo vindo das ruas para lutar por seus sonhos e cumprir a promessa feita a Josefa. Em meio a essa aventura, Poliana e João se esbarram e o destino parece reuni-los mais uma vez. E é assim que a amizade dos dois recomeça.

A menina passa a morar com sua tia Luísa D’Ávila (Milena Toscano), irmã de Alice, mas é recebida com frieza e desagrado. Amargurada pelo passado, a rica mulher deixa visível que não gosta da presença da criança em sua mansão e cuida dela apenas por obrigação. A garota se vê forçada a obedecer inúmeras regras e horários estabelecidos. Toda a liberdade que tinha com os pais fica apenas na memória.  Luísa mente a respeito do restante da família e diz que seu irmão, tio da pequenina, mora fora do país e por isso os dois não têm mais contato. Nanci (Rafaela Ferreira) e Antônio (Jitman Vibranovski), empregados da mansão, são quem irão trazer algum alívio para a solidão da menina, pelo desprezo da tia amargurada. Nesse meio tempo, a garota acaba conhecendo a rabugenta Dona Branca (Lílian Blanc) e sua neta Mirela (Larissa Manoela), avó e prima de Nanci.

Para saber mais da historia fique ligado. As Aventuras de Poliana estreia 16 de maio, às 21h, no SBT!