Um perfil de oito artistas brasileiros através de suas viagens e atividades pelo mundo e também no Brasil. Assim é “Arte Brasileira”, novo programa do GNT que encontrou curadores, colecionadores, críticos e artistas em suas exposições e trabalhos pelo Brasil e pelo mundo.”Quis mostrar como a arte brasileira está inserida no circuito internacional” diz o diretor Alberto Renault, que antes de “Arte Brasileira” criou o programa “Casa Brasileira” – exibido no mesmo canal –, em que traçou o perfil dos mais importantes arquitetos e designers do país. “Arte Brasileira” vai ao ar nos domingos, às 23h.
“Tentei em cada episódio, mais do que contar cronologicamente a trajetória dos artistas, fazer literalmente uma viagem com eles”. Com Tunga, por exemplo, “Arte Brasileira” visita o Museu Nacional de Arqueologia de Saint-Germain-en-Laye, na França, onde o artista reconhece uma enorme influência na sua obra. Além do ateliê do artista pernambucano no Rio, o programa vai ao Chateau La Coste, na Provença francesa, que expõe em seu acervo permanente esculturas do artista, assim como o pavilhão do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, dedicado à obra de Tunga.
Outros artistas como Beatriz Milhazes, Ernesto Neto, Jonathas de Andrade, Adriana Varejão, Renata Lucas, Luiz Zerbini e Vik Muniz, serão retratados na atração.
Segundo Alberto Renault, diretor e também roteirista da série, sua preocupação foi escolher um grupo variado: artistas homens e mulheres, de gerações e regiões diferentes do país, e representativos da arte contemporânea; além de suportes variados como a fotografia, escultura, pintura e instalação.
Os episódios contam depoimentos dos próprios artistas que falam sobre processo criativo, suas obras, sua relação com as cidades, além de entrevistas com curadores, galeristas, críticos e colecionadores. Renault também mostra as obras fora do ambiente institucional. No episódio de estreia, por exemplo, a estilista Isabela Capeto – que tem uma gravura de Beatriz Milhazes – fala da admiração pela artista: “Acho que a obra de Beatriz, quando você a olha, dá vontade de mergulhar. É um trabalho alegre, é bom de ver”, comenta.
O programa “Arte Brasileira” que é uma coprodução da Hungry Man com a Rio Filmes e a Globosat, vai ao ar aos domingos, às 23h. Para mais informações, acesse o link: http://gnt.globo.com/artebrasileira/