A Abril Educação anuncia mudança de nome e nova identidade da marca. A partir de agora, passa a se chamar SOMOS Educação, nome que traduz de forma explícita a essência da marca. O processo de transição do nome deve ser concluído até setembro desse ano e, enquanto isso, a companhia seguirá um cronograma que inclui a mudança de toda a comunicação visual junto aos parceiros, investidores e acionistas.
Segundo o presidente da SOMOS Educação, Eduardo Mufarej, a marca representa a empresa que move a educação brasileira em diversas frentes: escolas, sistemas de ensino, editoras, produtos e serviços para gestão, além de formação complementar dos alunos, professores e pais. “Construímos uma marca que denotasse a força da nossa identidade corporativa e que servisse de endosso a todas as marcas da companhia, conferindo qualidade, referência e compromisso com a educação, atributos comuns a todas as nossas marcas”, afirma o executivo.
O novo posicionamento reflete a fase atual da companhia, cujo foco passa a ser o aluno. “Desenvolvemos crianças, jovens e adultos para o século XXI, das gerações Y, Z e das que vêm a seguir, da colaboração, do pensamento não linear e dos relacionamentos em rede”, explica Mufarej. De acordo com ele, o desafio da empresa, daqui pra frente, é fazer com que os dias desses jovens na escola sejam desafiadores e os inspirem, ensinando-os a pensar por conta própria e a ser protagonistas de suas vidas. “Temos o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores. Acreditamos que mais do que preparar alunos para a vida, o papel da educação deve ser prepará-los para mudar o país, fazendo do Brasil uma referência positiva para o mundo”, explica. “É com esse espírito que nasce a Somos Educação.”
A criação do nome foi do Nizan Guanaes, da agência Africa, que também passa a ser responsável pela comunicação da nova marca. Já a identidade visual foi concebida pela agência Ana Couto Branding. “Partimos do princípio da construção de um futuro: mundo aberto, mente aberta. Essa foi a ideia que permeou todo o conceito do desenvolvimento da marca. Nós nos baseamos na premissa de ‘cabeça aberta’ e de conectividade proposta pela empresa junto aos diversos serviços educacionais”, explica Fernanda Salgado, gerente de design da Ana Couto Branding.
A nova denominação social da companhia está sujeita à aprovação em Assembleia Geral de Acionistas. Após aprovada, as ações de emissão da Companhia passarão a ser negociadas na BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob novo código (“ticker”) e novo nome de pregão, em substituição ao antigo nome, que serão divulgados posteriormente.