A AACD e o SBT lançaram nesta quarta-feira a Campanha Teleton 2021, maratona solidária que chega à 24ª edição com o objetivo de arrecadar recursos para o trabalho da instituição e divulgar a causa da pessoa com deficiência física. O programa, transmitido diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, terá como tema “Inclusão” e será realizado em 22 e 23 de outubro com a presença de cantores e convidados no palco – respeitando os protocolos de segurança para o controle da pandemia da Covid-19.
O grande desafio desse ano está no engajamento das pessoas, pois em 2020 o Teleton teve uma queda 60% nas doações de pessoas físicas, o que equivale a 64.430 atendimentos.
Os números preocupam, pois 80% dos cerca de 800 mil atendimentos anuais que a AACD realiza são via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto. A instituição precisa das doações de pessoas físicas no programa Teleton para garantir a assistência aos pacientes, uma vez que o SUS repassa, em média, apenas 17% do valor de cada atendimento e o restante do valor é coberto com recursos próprios, de doações e parcerias comerciais.
Em razão deste cenário desafiador, em 2021 o Teleton volta a ter meta. Assim como em 2019, será de R$ 30 milhões. “Mais do que nunca, neste ano é fundamental contarmos com as doações das pessoas durante a Campanha Teleton. Além do desafio que estamos vivendo do ponto de vista financeiro, é importante ressaltar que fizemos mais investimentos para que, mesmo diante da pandemia, nenhum paciente ficasse sem assistência”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.
No início da pandemia, quando as reabilitações presenciais tiveram que ser paralisadas, a AACD investiu em telemedicina e, mesmo com os pacientes em casa, não os deixou sem atividades. Esse processo evoluiu e, hoje, a telemedicina faz parte do dia a dia da AACD, em todas as unidades espalhadas pelo Brasil, tanto para consultas como para terapias (desde que o paciente assim deseje e seja autorizado pela área clínica).
Além disso, para a retomada dos atendimentos presenciais, fundamentais no processo de reabilitação, a AACD adquiriu equipamentos de proteção individual (EPIs), adotou rígidos protocolos de segurança e realizou um retorno gradual dos pacientes, evitando qualquer tipo de aglomeração em suas dependências.
Ficha técnica:
Agência: Z+
Cliente: AACD
Título: Teleton 2018
Produto: Teleton
Chief Creative Officer (CCO): Alexandre Vilela (Xã)
Direção geral de criação: Rico Lins e Tarso Soares
Criação: Leo Saito, Leonardo Milani, Marcelo Franco e Murilo Galhardi.
Planejamento: Daniel Rios, Eduardo Loureiro e Marcela Smanio Farran
Atendimento: Roberta Sanches, Manuela Motta, Thamires Barros e Natalia Gabriela
Mídia: Rodney Ulrich, Priscila Rocha Naddeo, Aroldo Peçanha e Marilia Lindolfo
Art Buyer: Fabio Cerri
Fotografia: Geison Genga, Alexandre Genga e Guilherme Young
RTV: Viviane Dias, Caroline dos Reis e Jéssica Augusto
Produção: Sentimental Filme
Direção: Guilherme Petry
Atendimento: Wander Damiani
Produtor executivo: Wander
Diretor de fotografia: João Batista FrÖhlich
Montagem: Tiago Ferracini
Finalização: Sentimental Filme
Áudio: Raw Audio
Maestro: Hilton Raw
Atendimento: Adriana Monteiro
Aprovação – cliente: Edson Brito, Fernanda Gerevini e Eduardo Pasquale Quélho