O novo olhar feminino sobre o mundo; as lições e os conceitos fundamentais para entender e se alinhar com o poder transformador do feminismo contemporâneo. É esse o norte da edição especial #GQPorElas, capitaneada por mulheres. É a primeira vez que uma revista masculina brasileira tem suas páginas pensadas e produzidas por mulheres, entre editoras, repórteres, stylists, fotógrafas e ilustradoras.
“Queremos que nossos leitores entendam o que nós homens podemos fazer a favor da igualdade de gêneros, entre outras reivindicações das mulheres. Precisamos desconstruir a ideia que muitos de nós temos sobre o feminismo como sendo uma movimentação contra nós, homens”, diz Ricardo Franca Cruz, diretor de redação da revista.
Antonia Pellegrino, escritora, roteirista, cofundadora do blog #AgoraÉQueSãoElas, realizadora do documentário #PrimaveraDasMulheres e uma das mulheres à frente do movimento feminista no Brasil, é a editora convidada para a edição especial. “O desconforto com o machismo não é exclusivo das mulheres. A gente faz feminismo por uma mudança para todos. E é por isso que, nesta GQ, convidamos os homens a serem nossos aliados”, afirma.
Nas quatro diferentes versões da capa da edição, a GQ trará quatro estrelas globais que, cada uma à sua maneira, representam e defendem o movimento feminista brasileiro: Taís Araújo, Leandra Leal, Camila Pitanga e Bruna Linzmeyer.
Além das estrelas de capa, entre as mulheres que participarão da edição especial estão a filósofa Djamila Ribeiro, a economista Alessandra Orofino, Fiamma Zarife, CEO do Twitter no Brasil, a cantora Letrux, Renata Brandão, CEO da Conspiração Filmes, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, a jornalista e escritora Milly Lacombe e a estilista Giuliana Romanno.
A revista trará ainda uma lista com os homens considerados por elas como “aliados”: um grupo representativo formado por profissionais de áreas diversas que ajudam a promover a igualdade de gêneros com seu trabalho. Entre eles, o médico e escritor Drauzio Varella, o técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, o cineasta Walter Salles e o presidente da Fundação Ford no Brasil, Átila Roque.
Com a edição especial #GQPorElas de março, o olhar feminista promete deixar marcas profundas na publicação masculina e em todas suas plataformas. “A partir do trabalho nesta edição, estamos rediscutindo nosso papel como marca masculina, entendendo o que cabe e o que não cabe mais em uma revista do nosso segmento. Já na edição comemorativa de nosso sétimo aniversário, em abril, teremos uma ‘nova GQ'”, diz Ricardo Franca Cruz