domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosJornal Nexo chega ao mercado

Jornal Nexo chega ao mercado

Compartilhando a visão de que o jornalismo tem um papel transformador, NEXO, uma publicação que já nasce em formato digital, chega ao mercado com um modelo editorial que tem como foco oferecer notícias contextualizadas, utilizando diversos formatos e recursos de design, tecnologia e pesquisa, valorizando conteúdos como vídeos, materiais interativos e infográficos.

Idealizado por Paula Miraglia, cientista social e doutora em antropologia social, Renata Rizzi, engenheira e doutora em economia, e Conrado Corsalette, jornalista que já foi editor de política do Estadão e de cotidiano da Folha de S. Paulo, o projeto privilegia informações precisas e intepretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo, além de novas abordagens para assuntos que estão em debate.

Paula Miraglia, cofundadora e diretora geral do NEXO, diz que o fator mais estimulante para que o NEXO fosse concebido foi a relevância do jornalismo e da comunicação para a qualificação do debate público. “Nosso objetivo, desde o início, foi criar um modelo editorial capaz de produzir um conteúdo que seja acessível para um maior número de pessoas, por ser claro e explicativo, e também efetivamente rico, proporcionando contexto suficiente para subsidiar a formação de opinião”, explica.

Traduzindo as necessidades de um jornal digital, a equipe do veículo, com sede no centro da capital paulista, é composta por 25 profissionais com experiências e competências variadas, entre as áreas de jornalismo, artes, humanidades, tecnologia, dados, marketing e negócios. Na redação, nomes experientes do jornalismo brasileiro, com passagens por jornais como Estadão e Folha de S. Paulo, também integram a equipe, além de um correspondente em Brasília.

O novo jornal digital pretende oferecer uma visão Brasil, com cobertura diária e nacional, cujo os principais temas abordados serão política, economia, sociedade, tecnologia, ciência e saúde, esporte, cultura, meio ambiente, além de assuntos internacionais. “O NEXO é dividido em seis núcleos que trabalham de forma integrada. Há uma separação básica entre dois núcleos: um é responsável por política e economia e nacional e internacional, e o outro responde por assuntos variados, que incluem cultura, esporte e cidades, entre outros. Além disso, compõem a redação os  núcleos de arte, pesquisa, materiais especiais e tecnologia, que  trabalham totalmente integrados”, comenta Paula.

O nome NEXO surgiu da ideia de valorizar e sintetizar o que o jornal  oferece ao leitor: dar nexo aos fatos a partir da clareza, contexto e da interpretação equilibrada. Assinam o projeto gráfico Celso Longo e Daniel Trench. Renato Almeida Prado, do Nolab, é responsável pelo design da interface do site.

No período inicial todo o conteúdo do NEXO poderá ser acessado livremente para que os leitores possam explorar e conhecer o jornal. Já no futuro, para ter acesso ao conteúdo de forma ilimitada, será preciso realizar a assinatura no valor de R$ 12,00 por mês.

Artigos relacionados

Novidades