terça-feira, abril 16, 2024
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Unilever um prol do empodaramento feminino

A Unilever adotou globalmente uma estratégia de diversidade que está diretamente ligada à visão da companhia de dobrar de tamanho ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Para isso, a empresa desenvolveu internamente mecanismos que proporcionam um ambiente inclusivo, no qual mulheres e homens possam desenvolver o seu potencial.

“A diversidade está no DNA da companhia e faz parte da estratégia de negócio da empresa. Para nós, o equilíbrio entre os gêneros é prioridade para o crescimento do negócio. Estimulamos a diversidade para nos tornamos mais criativos e inovadores, para reconhecermos nossos talentos e entendermos cada vez melhor nossa base diversa de consumidores”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil.

Além das iniciativas internas que estimulam a ascensão das mulheres dentro da organização, a Unilever entende que deve extrapolar as suas fronteiras, fomentando o tema externamente tanto por meio de parcerias institucionais – como o apoio à campanha #HeforShe e a participação na Associação Movimento Mulher 360 -, como por meio de suas marcas, com ações como Programa Ciclo Brilhante e Dove Projeto pela Aautoestima, entre outras. “Entendemos que esse é um tema-chave para toda a sociedade e que podemos contribuir positivamente para fomentá-lo em diferentes esferas”, complementa Fernando.

A estratégia de diversidade da Unilever também reitera o compromisso da companhia com os Global Goals, que tem, entre as 17 metas, alcançar a igualdade de gênero.

De 2010 a 2014, o Comitê de Diversidade, liderado por Fernando Fernandez, teve o papel de desenvolver iniciativas que promovessem a ascensão das mulheres dentro da organização. “Nestes quatro anos de debates, o Comitê conseguiu resultados muito positivos. Somente ano passado, aumentamos a participação feminina em praticamente todos os níveis hierárquicos e já temos 49,3% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Atualmente, o Brasil é o segundo mercado da Unilever com quadro de liderança equilibrado entre gêneros, atrás apenas da China. Acreditamos que esse é um trabalho contínuo, mas podemos afirmar que a diversidade, em especial a equidade de gêneros, já faz parte da cultura da Unilever e que temos políticas de RH bastante estruturadas para fomentar a presença feminina na empresa”, reforça Fernando.

A flexibilidade no trabalho, parte central do programa de Wellbeing da companhia, também é um conceito importante para fomentar o aumento da presença feminina no ambiente corporativo. A política possibilita ao colaborador organizar a agenda de maneira a equilibrar a vida profissional e pessoal. Home Office, horário flexível de entrada e saída e Friday Free estão entre as iniciativas do programa. Soma-se a isso, a licença maternidade de seis meses e o berçário para crianças entre 0 e 2 anos.

 

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