Em meio ao caos urbano, a uma altura de aproximadamente quarenta andares, atletas caminham em cima de uma fita de 130 metros pelos céus da capital paulista. Um banner é estendido pelos atletas, que agora se acomodam em redes suspensas, com uma singela mensagem: se você vê um gráfico, está na hora de ver uma montanha. Chamada de “Intervenção da Montanha”, a ação traz uma provocação a todos que vivem o ritmo frenético dos grandes centros urbanos, deixando muitas vezes de lado o cuidado com a saúde mental e a busca por momentos em contato com a natureza. Dessa forma, a intervenção provoca o público, a partir de um grande pólo empresarial, a ver o mundo de um outro ponto de vista, do alto da montanha.
Essa é mais uma ação da Cerveza Patagonia, cervejaria argentina que possui forte ligação com as montanhas, que mostra o poder energizante das alturas. A intervenção também reuniu grandes nomes do highline brasileiro, com Allison Ferreira de Oliveira, Andreza Pereira Monteiro, Gustavo Souza Féo de Oliveira, Joel Soares da Silva, Jurandy Ferreira de Melo Junior, Matheus Stoco Vidal, Monique Paredes, Paloma Cristine Galvão Cardoso e Vinicius Cauhy. A travessia, que ocorreu no início de novembro, atraiu a atenção nacional dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, incluindo a maior rede de televisão do país, dando visibilidade para este outdoor inovador, levado pela marca e pelos atletas, ao topo da cidade. “Queremos amplificar ainda mais a mensagem de que as montanhas são o ponto de reconexão com nós mesmos. É em meio àquela natureza intocada das alturas que podemos realmente respirar fundo e definir com clareza nossas prioridades, tanto profissionais quanto pessoais”, destaca Daniel Silber, head de marketing da Cerveza Patagonia no Brasil. O projeto foi desenvolvido pela Beta Collective, uma estrutura que conecta marcas à criativos freelancers no desenvolvimento de projetos de branding e buzz, em conjunto com os diretores Irmãos Meirelles, em seu segundo projeto para a cervejaria argentina.“Criar para a Patagonia é misturar trabalho com prazer e trabalhando com alegria a gente coloca ideias desafiadoras no ar, literalmente. De quebra ainda toma cerveja de qualidade e se diverte com uns trocadilhos aprovados. Assim nem precisa ir pras montanhas”, comenta Bernardo Tavares, fundador e diretor criativo da Beta Collective. Os irmãos e videomakers Fábio e Marília, da Irmãos Meirelles, também afirmam que “É sempre um desafio novo, um trabalho que leva para um lugar totalmente inesperado, seja o topo da montanha ou o topo dos maiores prédios da cidade. A liberdade de pensar nos filmes de forma criativa torna esses desafios cada vez melhores de superar”. Os atletas utilizavam camisetas com mensagens que sugeriam uma reflexão. Para além da frase presente na faixa, eles também estampam as mensagens: “Viu, como equilíbrio é importante?” e “O CEO não é o limite. As imagens e a repercussão da “Intervenção da Montanha” podem ser conferidas no canal oficial do Youtube da Cerveza Patagonia e no Instagram da marcaFICHA TÉCNICA
Empresa: ZX Ventures Marca: Cerveza Patagonia Criação: Beta Collective Direção de Criação: Bernardo Tavares Direção de Arte: Leandro Bechara Redação: Bernardo Tavares Head de Marketing: Daniel Silber Gerente de Marketing: Eduardo Fernandes Produção Interna: Samantha de Freitas Vieira FILME: Direção: Irmãos Meirelles Direção de Produção: Marcelo Colaiacovo Produção: Clara Rodrigues Assistente de Produção: Carolina Sousa de Araújo Ferreira Assistente de Set: Daniel Bezerra Campos Diretor de Fotografia: Rod Cauhi 1º Assistente de Câmera: Alexandre Serafini Operador de Câmera (segunda unidade): Willian Barban Galbiati Produtor de Locação: Eduardo Bitar Drones: Alberto Kalin Youssef Matulaitis (Betinho), Felipe de Oliveira Moreno, Ricardo Cachone Zanzarini, Laurent Ceglia, Daniel Hafez Logger: Renan Aristoteles Fernandes Montagem: Daniel Crepaldi