A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, e a Senna Brands se uniram em uma campanha especial para lançar o novo Shell V-Power Etanol, biocombustível aditivado, que une tecnologia avançada e o compromisso com a sustentabilidade. O novo produto limpa até 100% dos resíduos acumulados no motor e mantém os elevados padrões de desempenho e performance da renomada e conhecida família Shell V-Power. Sob o conceito “Pilote o amanhã agora”, a campanha lança o novo produto conectando gerações ao som do clássico “Tema da Vitória”, eternizado por Ayrton Senna.
Com criação da agência monkey-land, o filme que encabeça a comunicação foi gravado no lendário Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nele, um coral formado por pessoas de diferentes gerações e fãs do piloto entoam o “Tema da Vitória”, diretamente da pista, acompanhados por músicos instrumentistas no piano, violino e violoncelo em tom emocionante.
O objetivo foi reunir pessoas de diferentes gerações e perfis, desde aquelas que acompanharam a era Senna ao vivo até os mais jovens, que representam o futuro da mobilidade no País. Embora esses jovens não tenham visto o piloto competir, continuam sendo inspirados por sua história. Com o novo Shell V-Power Etanol, inovação e o legado de Senna caminham juntos.
Ricardo Berni, diretor-executivo de Marketing e Digital da Raízen, destaca que Ayrton Senna sempre foi sinônimo de excelência e superação e a proposta é dar continuidade a essa história na campanha. “A colaboração entre a Shell e a Senna Brands tem como objetivo fortalecer o etanol nacional e o compromisso com o futuro do Brasil, aliando qualidade e inovação com soluções para a transição energética global.”
A produção do comercial envolveu mais de 200 profissionais, incluindo 16 cantores profissionais, fãs do Senna – os chamados de “Sennáticos” – e 75 atores. Foram oito meses de preparação, com mais de 300 horas dedicadas à pré-produção.
“Partimos da ideia de que Shell e Senna têm um passado glorioso juntos e, agora, voltam a se unir no presente para ajudar a escrever o futuro. O novo Shell V-Power Etanol é uma opção para essa transição energética que vivemos, conectada aos valores das novas gerações com respaldo e conhecimento de quem melhor entende de pistas. É uma homenagem ao Senna e uma conexão com o que está por vir, garantindo que todos serão vitoriosos a cada abastecimento”, explica Toni Fernandes, sócio e co-CCO da monkey-land.
Além do filme, produzido pela Primo e com trilha sonora da Satélite, o projeto de comunicação 360° contou com ações teaser nos meios digitais e redes sociais, além de uma forte presença em mídia OOH, incluindo abrigos de ônibus, relógios de rua e aeroportos, levando o icônico ‘pampampam’ às ruas de São Paulo. A estratégia também envolveu influenciadores, pilotos da Stock Car e atletas patrocinados pela Shell, que participaram de uma série de ativações. No meio online, a ação se desdobrou no TikTok, incentivando os usuários a compartilhar suas conquistas ao som do ‘Tema da Vitória’. Em mídia de performance, o foco foi alcançar pessoas próximas aos postos que comercializam Shell V-Power Etanol, aumentando tanto o fluxo de clientes quanto as vendas do produto.
A Shell preparou ações especiais para os fãs de velocidade, destacando o novo Shell V-Power Etanol. Os pilotos brasileiros Ricardo Zonta e Gianluca Petecof disputarão as próximas etapas da Stock Car, a maior categoria do automobilismo sul-americano, com carros envelopados na identidade visual do produto. A primeira corrida aconteceu em Buenos Aires, Argentina, e a próxima será em El Pinar, Uruguai, antes de retornar ao Brasil. Esse projeto internacional é inédito para a companhia e tem como objetivo aumentar a exposição da marca e fortalecer a conexão com o público. Além disso, a Shell marcará presença no Grande Prêmio de São Paulo deste ano com ativações exclusivas, e oferecerá promoções e descontos no abastecimento através do Shell Box, o aplicativo de pagamentos da marca.
Ficha Técnica
Título: Pilote o Amanhã Agora
Produto: Shell V-Power Etanol
Agência: monkey-land
Anunciante: Raízen S.A.
Criação: Toni Fernandes, Leonardo Claret, Eduarda Germano, Lucas Nakano, Rodrigo Cotellessa, Yan Esteves e Gabriel Soeiro
Direção de Criação: Toni Fernandes e Leonardo Claret
Operações e Negócios: Ricardo Forli, Anelene Putini, Luiza Mendes e Laís Martins
Mídia: André Massuda, Giovanna Diório e Adriano Alves
Diretora de Planejamento: Jaqueline David
Shell: Ricardo Berni, Marina Flores Scozzafave, Laura Martins Viyuela, Maria Eugenia Lorenzo, Bruna Calasans Mota, Francisco Yuri Rabelo, Bárbara Moraes Gazal e Silva, Karoline Pessoa Ramires
Agência de Content: Snack
Projeto: Felipe Sapatini e Mariana Carletti
Produção Artística: Marjorie Vetorazo
Direção de conteúdo: Victor Rongetta
Communnity Manager: Clara Amorim
Editor: Andrey Sanches
Casting: Tânia Attie e Fabrício Souza
Roteirista: Daniel Júnior
Produtora de Som: Satélite Áudio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Naren Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli,Koitty , Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas e Aloizio Lows
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre Giannini
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Produtora de imagem: Primo Content
Diretor: Salsa
Produtores executivos: Fernanda Gomes e Fernando Fanucchi
Diretor de fotografia: Mauricio Padilha e Kairo Lenz
Assistente de direção: Dudu Moraes e Ana Bianco
Head of sales: Rafa Costa
Coordenadora de produção: Karla Fernandes
Assistente de coordenação: Arthur Queiroz
Diretor de produção: Rafael Pinto
Produtora: Tathiane Ariosa
Assistentes de produção: Steffani Marques
Diretor de Arte: Karla Salvoni
Produtora de elenco: Flávia Cocozza
Produtora de objetos: Bruna Ramos
Figurinista: Guga Saraiva
Camareira: Francine Marocco
Maquiadora: Camila Mendes Cabral
Making of: Pedro Saviolli
Head de pós produção: Diulle Fonseca
Assistente de ilha: Lucas Ramos
Pós Produção: Guava Post
Montador: Victor Cohen
Finalizador: Augusto Medeiros e Tais Oliveira
Color: Marla Grading
VFX: Flow Effects