No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o podcast GordaCast lança a minissérie ‘Feminismos: da autopercepção à elaboração coletiva’, composta por 5 episódios narrativos com foco nas pautas de feminismos gordoativista, anticapacitista, negro, periférico e transgênero.
Comandado pela jornalista Thamiris Rezende, a minissérie lançada pelo podcast tem como objetivo aprofundar a discussão das interseccionalidades dos feminismos sob a perspectiva da autorreflexão, entendimento individual das necessidades e reivindicações coletivas pelo olhar das 15 convidadas.
“O feminismo abordado na mídia hegemônica ainda é muito branco, heteronormativo, cisgênero e elitista, ou seja, deixa de fora muitas mulheres. Como podemos falar sobre mulheres em cargos de liderança enquanto 90% das mulheres trans não conseguem sequer entrar no mercado formal de trabalho? Como mulher gorda sinto que precisamos aprofundar as discussões do feminismo para um avanço efetivo da pauta e não há melhor forma de fazer isso que não seja conversando com mulheres que compõem essas interseccionalidades”, afirma a host do podcast.
Lançados simultaneamente, os episódios da série são independentes, mas trazem muitos pontos em comum, como, por exemplo, a acessibilidade. “Me assusta nossa falsa sensação de liberdade quando percebo que a acessibilidade é um dos temas mais levantados pelas convidadas, pois muitos espaços nos são negados”, pontua a podcaster.
O grupo de entrevistadas é composto por Malu Jimenez, Polyana Sá, Keit Lima, Ariel Bentes, Naiana Ribeiro, Bruna Santiago, Mariana Torquato, entre outras jornalistas, historiadoras, comunicadoras, autoras, influenciadoras e ativistas.