Após anunciar nova estratégia para alcançar seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, em evento realizado ontem, em São Paulo, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança campanha que encoraja empresas que não apoiam as iniciativas de sustentabilidade corporativa a se mudarem para Marte.
Não existe Planeta B. Precisamos agir e todas e todos nós precisamos fazer as nossas partes. Precisamos cada vez mais que as empresas se comprometam com metas e precisamos para agora. Não adianta pensar a longo prazo, já estamos muito atrasados. Por isso, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU criou Movimentos, que são chamamentos ao setor privado para assumirem ambições importantes com prazos para o alcance dos objetivos da Agenda 2030. Compromissos sobre água, mitigação de carbono, direitos humanos, anticorrupção, todos temas fundamentais para o Brasil. Sem deixar ninguém para trás”, afirmou Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A campanha, criada pela agência de publicidade AlmapBBDO, defende que não há mais espaço na Terra para empresas que não se preocupam com a sustentabilidade e com a sociedade, mas que elas serão muito bem-vindas em Marte. Os argumentos para incentivar a mudança são vários, entre os quais: operações que se instalarem no Planeta não precisarão seguir nenhuma regra, pois lá não há florestas, rios e animais para serem preservados; os dias são mais longos, o que possibilita jornadas de trabalho maiores; um ano no Planeta equivale a quase dois anos da Terra, o que reduz o período de férias dos funcionários; não há exigências de salários justos; a carga tributária é zero; e não há práticas de equidade de gênero e raça. Para fortalecer essa premissa, foi produzido um filme que enfatiza benefícios e vantagens para as empresas montarem suas operações em Marte, já que elas ainda não assinaram o compromisso do Pacto Global que visa potencializar a importância de questões sustentáveis, sociais e trabalhistas. A campanha teve início com teasers vendendo Marte como um “novo conceito de destino de negócios” e agora pode ser conferida na íntegra nas redes sociais oficiais do Pacto Global. “Essa campanha marca o lançamento da Ambição 2030 da Rede Brasil do Pacto Global, que, por meio de sete movimentos ligados às suas plataformas de ação, vai engajar as empresas a assumirem compromissos relacionados ao alcance de sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A hora de agir é agora e o planeta não pode mais esperar, por isso apostamos na ousadia desse tema da mudança para Marte”, explica Otavio Toledo, Head de Marketing, Eventos e Comunicação do Pacto Global.Ficha Técnica Agência: AlmapBBDO Anunciante: Rede Brasil do Pacto Global Cliente: Rede Brasil do Pacto Global Campanha: Ou sua empresa muda, ou você muda CCO: Luiz Sanches e Pernil VP de Criação: Marcelo Nogueira Criação: Frederico Gerodetti e Bruno Gangale Barco Atendimento: Cairo Ribas, Danielle Teixeira e Camila Massari Mídia: Suellen Kiss Maia e Luana Guerra Gallizzi Creative Tech & Producao Digital: Lilian Cavallini Lilian Cavallini Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Tatiana Angelim Produção: Mindo Coordenação de Produção: Aparecido Silva Motion Design: Virginia Fleischer e Victor Assumpção Locução: Juliana Moraes Atendimento: Rodrigo Jimenez Aprovação do Cliente: Otávio Toledo, Carlo Pereira, Ana Urquiza, Nubia Mendes, Camila Valverde, Tayna Leite, Maite Leite e Jaqueline Oliveira