A Itatiaia completa 74 anos, nesta terça feira, 20 de janeiro, com uma trajetória marcada pelo pioneirismo, credibilidade jornalística e por uma conexão inabalável com o povo mineiro. Desde sua fundação em 1952, por Januário Carneiro, a emissora transformou-se em um dos maiores fenômenos de audiência e relevância do Brasil.
A Itatiaia chega em 2026 consolidada como um ecossistema completo de mídia, unindo tradição, inovação e resultados expressivos em todas as suas frentes de atuação. A emissora foi a mais ouvida do Brasil em oito meses do ano (maio, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025), alcançando a marca de mais de 5,5 milhões de ouvintes únicos mensais apenas em dezembro/25.
O desempenho reflete uma trajetória de evolução constante. A Itatiaia ampliou sua atuação original para se tornar uma referência multiplataforma, com forte presença no digital, no audiovisual e em eventos de grande impacto.
“A Itatiaia não é apenas uma emissora; é um patrimônio cultural de Minas. Chegar aos 74 anos mantendo a liderança absoluta é reflexo do nosso compromisso com a verdade e com o ouvinte, que nos coloca dentro da sua casa todos os dias” afirma o Vice Presidente de Jornalismo e Operações, João Vitor Xavier.
Explosão no digital e força no audiovisual
A estratégia de expansão digital apresentou um crescimento acelerado. O Portal Itatiaia registrou em 2025 mais de 621 milhões de acessos entre janeiro e novembro, um crescimento de 40% em comparação ao mesmo período de 2024.
No YouTube, a Itatiaia se firmou como uma potência de conteúdo audiovisual, superando a marca de 3,8 milhões de inscritos. O engajamento da audiência resultou em mais de 740 milhões de visualizações e 34 milhões de horas assistidas até novembro do ano passado.
Sete Décadas de Conexão e Emoção
O que começou como um sonho em Nova Lima hoje é um gigante da comunicação. Ao longo dessas sete décadas, a Itatiaia consolidou-se como a voz de Minas Gerais, cobrindo desde os grandes eventos mundiais — como Copas do Mundo e Olimpíadas — até os problemas cotidianos das comunidades locais.
Hoje, além do rádio, a Itatiaia produz conteúdo direcionado para mais de 15 plataformas, como seu portal itatiaia.com.br, app próprio, Youtube, Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, Spotify, Vimeo, mídia OOH e, o mais recente, aba de notícias dentro do App do Banco Inter.
Para a Diretora de Operações da Itatiaia, Maria Claudia Santos, a integração entre o rádio e o digital é eterna e a intenção da Itatiaia é continuar na vanguarda. “Hoje, os limites entre os formatos praticamente desapareceram: o texto se funde ao áudio, o áudio ao vídeo e o vídeo ao texto. A Itatiaia está vivendo em um ambiente sem fronteiras.”
O que foi feito na nova fase da Itatiaia
– Digitalização e produção de conteúdo multiplataforma com expansão para redes sociais, portal, aplicativo e integração total da redação para entregar conteúdo em diferentes formatos e canais.
– Modernização da infraestrutura, com novos estúdios preparados para produção audiovisual e transmissão em vídeo, com equipamentos de última geração.
-Rebranding e novo posicionamento, foi criada nova identidade visual, mais moderna e conectada ao digital, refletindo o novo momento da marca.
-Fortalecimento da cobertura jornalística e esportiva com a criação de uma redação em Brasília para ampliar a cobertura nacional e implantação de correspondentes fixos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Salvador.
-Foco na audiência e no futuro com estratégias voltadas para a atração de novos públicos, especialmente os mais jovens, com prioridade para a interação em todas as plataformas.
-Novas possibilidades de comercialização e parcerias comerciais e expansão das parcerias no ambiente digital, incluindo brand content e anúncios segmentados. Criação de produtos e projetos exclusivos e soluções de mídia integradas.
De acordo com Bruno Bianchini, Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Itatiaia, a emissora sempre foi renomada e a maior do Brasil no âmbito radiofônico, mas, do ponto de vista publicitário e de mercado, estava limitada ao Dial. “Eu acreditava que a rádio poderia ir muito além, e estamos alcançando isso nessa nova fase. A Itatiaia se tornou uma marca desejada também no digital, sendo seguida, clicada e assistida nesse ambiente. O que antes não passava de uma possibilidade, hoje é uma realidade que gera receita e oferece aos nossos anunciantes um produto mais inovador e impactante.”
Para acompanhar essas transformações, a redação se adaptou à nova realidade da comunicação, que vai muito além das ondas do rádio. Vídeos, redes sociais e algoritmos se tornaram parte integral do trabalho diário, permitindo que a mensagem alcance um público cada vez mais amplo e diversificado.
Emanuel Carneiro, ex-dono e presidente da emissora por mais de 25 anos, destaca a importância dessa transição: “Estou muito feliz, a Itatiaia manteve a mesma linha, isso me dá alegria. Estou sempre ouvindo, a Itatiaia cresceu sem perder a raiz.”
É exatamente isso que a nova Itatiaia representa: a integração da tradição do rádio consolidado com o que há de mais moderno no universo digital. A autoridade de uma voz forte e confiável ganha ainda mais potência quando aliada à ciência dos dados e à lógica dos algoritmos.
Essa combinação tem impulsionado a Itatiaia a expandir horizontes, alcançar novos públicos e conquistar espaço em todo o Brasil, nacionalizando sua marca com credibilidade e inovação.
Para João Vitor Xavier, vice-presidente da holding Itasat, o impacto dessa transformação já é visível: “A Itatiaia passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos, com resultados
impressionantes. Hoje, vive um dos momentos mais relevantes da sua história e já figura entre as maiores empresas de comunicação do Brasil.”
