terça-feira, março 18, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesIcatu Seguros recria clássicos para falar de seguro de vida

Icatu Seguros recria clássicos para falar de seguro de vida

Contar histórias é um dos rituais mais antigos da humanidade e, assim como nos contos clássicos, a vida também traz diversos acontecimentos inesperados – alguns bons e outros ruins.
É com essa premissa que a Icatu Seguros, maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização, alerta para a importância da proteção financeira em sua nova campanha publicitária.
Com o uso de Inteligência Artificial na produção, a marca recria cenas de histórias clássicas, como João e o Pé de feijão, Alice no País das Maravilhas,Chapeuzinho Vermelho e o Mágico de OZ, trazendo o mote “Icatu Seguros. Para todos os capítulos da sua história”. Os contos foram selecionados por terem em comum a imprevisibilidade da vida e ressaltarem a importância de estar atento e protegido em cada jornada. A campanha é assinada pela agência Monks, do grupo S4 Capital.
A iniciativa conta com um filme de 30 segundos – focado na reflexão sobre como o seguro de vida contribui para minimizar os riscos dos imprevistos da vida – e outros de 15’’, que reforçam o risco à morte e o poder da combinação entre seguro de vida e previdência em um cenário de maior longevidade.
“O mercado de seguro de vida está evoluindo bastante ano a ano, mas ainda temos mais de 80% de brasileiros desprotegidos que precisamos sensibilizar e, principalmente, mostrar que proteção é um ato de cuidado e de amor entre as famílias. Para reforçar essa mensagem, trouxemos uma abordagem lúdica, recriando contos clássicos que já fazem parte do imaginário coletivo. As histórias transformam situações de risco em narrativas reflexivas, para tangibilizar para as pessoas como o seguro é essencial para as incertezas da nossa vida”, revela Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.
A campanha estreia no dia 17 de março com divulgação nacional via PayTV, além de streaming, podcasts, redes sociais e outros canais. E com intuito de gerar conscientização sobre a importância da proteção nos brasileiros, a campanha terá veiculação em todas as capitais do país, além do reforço em algumas emissoras de TV aberta locais, salas de cinema, rádio e mídia exterior (out-of-home). Para criar uma experiência imersiva e personalizada para o público, a campanha contará também com Digital Out Of Home (DOOH) interativo, que utiliza AI live para transformar as pessoas em personagens dos filmes.
“Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância do seguro de vida e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa atuação junto a parceiros e corretores, que são fundamentais para ampliar o acesso à proteção financeira em todo o Brasil”, completa Cinthia Kato.
IA no Processo de Criação – A Monks, agência criativa por trás da campanha da Icatu, utilizou inteligência artificial para criar personagens, cenários e animações de maneira inovadora, sempre com supervisão humana em todas as etapas do processo. A tecnologia foi aplicada de forma estratégica, otimizando custos e prazos, e alinhando-se ao DNA da agência, que busca sempre impulsionar a criatividade por meio da inovação. Além disso, o projeto – desenvolvido em parceria com a produtora People – também contou com integração com filmagens reais, na cena final entre mãe e filha, destacando a sensibilidade e a troca humana entre gerações que a campanha busca transmitir.
“A parceria com a Icatu busca fortalecer a marca no Brasil por meio de conexões estratégicas e criativas. Em um mercado de incertezas, a proximidade genuína com o público é essencial. O time Monks celebra essa primeira entrega e espera que seja o início de uma jornada inspiradora e de crescimento sólido”, afirma Marina Pires, Managing Director da Monks.
Seguro de Vida na Icatu – Referência no segmento, a Icatu registrou R$ 5,1 bilhões em prêmios retidos de janeiro a dezembro de 2024, uma evolução de 20% em relação ao mesmo período de 2023. Destacam-se o crescimento dos produtos de Vida Individual, com 90% – aumento superior ao do mercado, que foi de 21%. Entre as estratégias, além da ampliação dos canais de distribuição, está a aposta em inovação.
https://www.youtube.com/watch?v=8XV5nWx74sE
Ficha técnica
Agency: Monks
Office: São Paulo
Client: Icatu Seguros
Product: Seguro de Vida
Campaign: O próximo capítulo da sua história
Client Team: Cinthia J. Kato, Bruno Varandas, Claudia Villas Boas e Camila Carnevale Rodrigues
Managing Director: Marina Pires
Group Account Director: Isabella Dell’ Antonia
Account Director: Luiza Di Bella
Account team: Larissa Geres, , Bebel Luz e Mateus Maciel
Executive Creative Director: Icaro de Abreu
Group Creative Director: Alessandra Muccillo e Paulo Medeiros “Feijão”
Associate Creative Director: Danilo Spinussi
Concept: Alessandra Muccillo, Matias Marcossi e Susana Maria “Shiruba”
Copywriter: Matias Marcossi, Daniel Zalaf e Osvaldo Neto
Art Director: Susana Maria “Shiruba”, Thais Abramante, Myrian Cipriano e  Adriana Aggio
Content Creator: Nando Rodrigues
Head of Strategy & Connections: Quentin Mahé
Strategy Team: Mariana Aguilar e Douglas Godoy
Head of Social/Influence: Paulo Yanaguizawa
Influence Team: Sarah Marques, Diana Martins e Thiago Borbolla”Borbs”
Cultural & Insights Team: Fabiano Carvalho, Mariana Bernardes, Iara Rodrigues e Guilherme Dellavalle
Media Director: Bianca Bisconsin
Media Team: Camila Carreira, Carol Luz, Talita Bonfim
Data: Nicole Maciel, Lany Corredato
Head of production: Luiza Teani
Executive Producer: Gabriela Mangieri
Post production: Poliana Pompeo
Sound: Henrique Meyer
Editor: Maria Paula Kemmer
Motion: Dan Leal
Production House: People Filmes
Production House: People Filmes
Executive Director: Alberto Lopes
Line Producer: Caru Guariento
Production Coordinator: Claudia Moraes
Branding People: Bia Sousa
Directors: Carol Delgado / Luiz Evandro
1st AD: Thais Soares de Souza / Beto Maldonado (Set)
Production Director: Pedro Gama
Producer: Alessandra Galbetti
Director of Photography: Nathaly Pinheiro
1st AC Focus Puller: Alessandro Valese
2nd AC – Video Assist: Dario Alonso
Logger: Rodrigo Lopez (Gringo)
Electrician: Diogo Carvalheiro
Grip: Wewerton Paes de Souza
Art Director: Joaquin Corsiglia
Props Producer: Mari Mello
Set Dresser: Pablo Cardoso
Costume Designer: Camila Ulian
Wardrobe Assistant: Conceição dos Santos
Make-up Artist: Otavio Maciel
Casting Producer: Sarah Alves
People Team:
IA Prompt + Image for Video: Carol Delgado and Luiz Evandro
Post Production Coordination: Rafael Malavasi
Finisher: Raphael Bonato
Editor: Carol Delgado
Editing and Finalization Assistance: Filipe Rizzo, Renan Prado, Ivan Gomes, Matheus Pizani
Colorist: Gabriel Pinda
VFX: Rafael Fernandes
SENSORAMA IA:
Prompt Designer: Marc
Produção Executiva: Valéria Macedo
Pós Produção e Retouching: Thiago Oliveira
Assistente de Produção: Everton Silva
Artigos relacionados

Novidades