Em iniciativa inédita no mercado brasileiro, History Channel e Jovem Pan levam o Jornal da Manhã ao vivo para a TV por assinatura. Novo projeto oferece aos parceiros comerciais um ecossistema personalizado, capaz de somar as audiências de todas as plataformas numa mesma ação
O matinal jornalístico Jornal da Manhã, líder de audiência na rádio e com transmissão ao vivo, chega agora à TV paga. A iniciativa, inédita no segmento do audiovisual brasileiro, é resultado de uma parceria entre o History Channel, do Grupo A+E Networks, e o Grupo Jovem Pan e começa a valer no dia 3 de agosto, permitindo aos assinantes do canal pago assistir em vídeo e em tempo real, à programação da rádio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.
Da mesma forma como é feita a base de todos os seus conteúdos, o History acredita que a multiplicidade de pontos de vista na hora de contar a história – do mundo ou País – ajuda a audiência a formar opiniões próprias, independentes. Esta, segundo o gerente geral do Grupo A+E Networks, Raul Costa Jr, tem sido uma das razões de crescimento da audiência e do aumento do público engajado nas plataformas do History nos últimos anos.
Ao somar o noticiário à grade de programação do canal de TV paga, pesou a oportunidade de agregar à pauta a parte da história que está sendo feita hoje e a disposição dos dois conglomerados de comunicação em unir públicos com interesses comuns em diferentes plataformas.
“A história que transforma o mundo também é a que fazemos no dia a dia. Ao nos dedicarmos a contar essas histórias não poderíamos deixar de considerar o hoje, que assim como as histórias passadas, vão nos ajudar a entender o futuro. Acreditamos que essa parceria representa um ganho para todos, mas principalmente para as audiências das duas marcas, que passam a ter mais opções de conteúdo e plataforma. E o mesmo vai acontecer para o mercado publicitário, que passa a contar com um projeto de integração de plataformas com conteúdo de qualidade”, ressalta Costa Jr.
Com forte audiência junto aos millennials e à geração X, tanto a Jovem Pan como o History Channel se beneficiam da parceria, ampliando os meios e conteúdos para se conectar com o público e alcançar anunciantes que queiram se relacionar com essa audiência. “A parceria traz valor à operação dos dois grupos de comunicação, ao fortalecer as marcas, ampliar a audiência e adicionar valor tanto para o público como para quem deseja se conectar com ele”, destaca Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (Tutinha), presidente da Jovem Pan.
Com a chegada ao History Channel, o Jornal da Manhã soma à sua base mais de 14 milhões de domicílios com acesso ao conteúdo. Nos últimos doze meses, o History cresceu 14% em audiência e avançou sete posições no ranking, com perfil majoritariamente masculino (homens AB 25+ e 35+), tendo acumulado mais de 1 bilhão de vídeo views em 2020 e acima de 1,1 milhão de espectadores/dia em suas plataformas. A Jovem Pan, por sua vez, é líder em transmissões ao vivo pela internet e, no conjunto de seus programas, fechou 2020 com 55 milhões de espectadores únicos trimestrais, e mais de 30 milhões de pessoas diferentes por mês, plataformas de vídeos, com um tempo de retenção de 44 minutos. A rádio alcança dois mil municípios em todo o país.
A diversidade na programação é outro ponto alto para o History Channel, que soma ao entretenimento e aos documentários uma grade de jornalismo, agregando valor com uma experiência 360° para seus assinantes. “O jornalismo é um dos três gêneros preferidos pelo público do History, e ter o Jornal da Manhã em nossa grade é um excelente valor agregado para a audiência”, diz Costa Jr. Segundo ele, ter o jornalístico na programação reforça a proposta do canal, de que história não é coisa para ficar trancada em sala de aula.
Para Tutinha, a parceria vem ao encontro dos interesses da convergência digital da rádio, presente no Youtube e que em 2020 lançou seu streaming, o Panflix, reunindo ouvintes, internautas e espectadores em diferentes plataformas. “Queremos ampliar o alcance da programação em um esforço contínuo de inovações e parcerias,” acrescenta.
O novo projeto oferece também aos parceiros comerciais um ecossistema personalizado, capaz de somar as audiências de todas as plataformas numa mesma ação, na mesma fração de segundo, pela rádio, no Youtube, no PanFlix e agora no History Channel.
Segundo Costa Jr., os anunciantes poderão participar do projeto exclusivo por meio de cotas de patrocínio, mídia avulsa e até mesmo com projetos editoriais customizados e integrados durante a transmissão do programa, que no caso do History poderá também veicular as inserções publicitárias ao longo de sua programação, incluindo a faixa do prime time.
Os testes de transmissão do Jornal da Manhã no canal History tiveram início em meados de abril deste ano, com visual e vinhetas renovados. Um primeiro teste em transmissão ao vivo, em maio, com medição espontânea da audiência resultou em AS Geral 35+ – top#10 com crescimento acima de 33%; AS AB 25+ / AS AB 35+ – top#7 com crescimento acima de 50% crescimento; Mulheres AB 25+ / AB 35+ – top#5 com crescimentos acima de 400%. O tempo médio assistido em todas as faixas foi superior ao principais canais de jornalismo.