A agência DeBrito Brasil lançou nessa segunda-feira (18/08), em todo o país, uma campanha publicitária criada para o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Tendo como âncora o cantor Daniel, ícone da música brasileira, a campanha de caráter institucional vai destacar o papel da instituição no desenvolvimento nacional e suas contribuições para a população brasileira e os trabalhadores do transporte de todo o país.
Para “colocar na rua” a campanha do SEST SENAT, com todo o seu potencial de conectar os segmentos da cadeia do transporte brasileiro, a equipe de criação da DeBrito se debruçou na identificação das necessidades de comunicação do cliente e do contexto em que ele está inserido, especialmente, na sua relação com as empresas e os trabalhadores do setor.
O resultado dessa imersão mostrou que conceito “SEST SENAT. Com T de transporte” já utilizado pela agência, tem um forte recall e ajudou a reforçar a identidade da instituição junto aos seus principais públicos. Com o respaldo da máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”, nosso criativo partiu para um conceito que representa uma evolução, em termos de posicionamento da marca: “SEST SENAT. Com T de transporte, trabalho e todos os brasileiros”.
Trata-se de um conceito que amplia o significado do “T”, sem perder a força original. Transporta a ideia de pertencimento, inclusão e impacto social, e, ao mesmo tempo, mostra que o SEST SENAT continua firme no cumprimento da sua missão junto à sociedade, as empresas transportadoras e aos trabalhadores desse segmento em todo país.
O planejamento de comunicação publicitária contempla uma estratégia para todo semestre, sempre com o cantor Daniel ancorando a campanha, com uma presença forte na internet, por meio de uma série vídeos curtos, a serem divulgados ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir uma visibilidade relevante para a marca, gerando conexão com diferentes públicos em momentos distintos. Neste sentido, as peças de sustentação da campanha, além de conteúdos institucionais, também vão priorizar a divulgação dos serviços oferecidos pelo SEST SENAT, entre eles, os cursos de qualificação profissional presenciais e online, bem como as informações sobre os atendimentos nas área de saúde e bem-estar, todos eles destinadores aos trabalhadores, familiares e à população das comunidades locais.
No filme de 60”, o próprio cantor Daniel, nosso “garoto propaganda”, apresenta o SEST SENAT diante de cenários reais que representam os diversos modais do setor transportador. Com uma linguagem direta e palavras simples, Daniel destaca a presença da instituição nas estradas, ruas e avenidas do Brasil; ressalta a atuação do SEST SENAT para que os brasileiros possam cruzar rios e mares; bem como a importância dos trilhos e do setor aéreo, estratégico para o transporte de pessoas e mercadorias. Além de mostrar os modais de transporte no país, nosso âncora informa que o SEST SENAT está presente no Brasil inteiro, com mais de 170 unidades as quais atendem os trabalhadores e seus familiares, especialmente, por meio de serviços de saúde, qualidade de vida, esporte, lazer e cursos de capacitação profissional.
Em todo filme, o clima de proximidade e empatia é reforçado pela história pessoal de Daniel, cujo pai era caminhoneiro e proprietário de uma frota de veículos. Nosso âncora carrega em sua trajetória experiências, profundamente, conectadas ao universo dos transportes, da solidariedade e da cultura popular brasileira. Além disso, sua infância foi em meio a caminhões. Essa conexão direta com o setor do transporte, além de humanizar a campanha, proporciona uma identificação imediata com o público-alvo do SEST SENAT.
Já no clipe de 30”, Daniel canta o dia a dia dos trabalhadores do transporte, por meio de um jingle, criado exclusivamente para a campanha. A letra valoriza a labuta de quem acorda cedo e leva o Brasil no peito, e ensina que transporte leva trabalho e transformação aos quatro cantos da nação.
Assim como nos filmes, outras peças da campanha reforçam as mensagens sobre a importância do SEST SENAT para o desenvolvimento do país e para a sociedade, além de enfatizar a atuação junto o setor transportador e os trabalhadores. Em diversos formatos, e de forma pedagógica, os conteúdos informam sobre as consultas e atendimentos especializados em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia nas unidades espalhadas por todo país.
Nossa estratégia de mídia atenta para a diversificação de canais e os meios de maior relevância/influência para nossa audiência. Neste sentido, buscamos parceiros de mídia com alta penetração, em todas as regiões do país, para gerar o impacto e reforçar todas as nossas mensagens, no mais diversos formatos.
Para tanto, os meios que melhor performaram foram a TV; Rádio; Mídia Exterior e o Digital (redes sociais), entre outros que vão impactar na segmentação para os variados públicos. Na TV aberta, nossos filmes serão vistos na Globo, Record SBT, e na TV Fechada pela Globo Impacto, Viva, Globonews, Multishow, GNT e Sportv. No Rádio, nossa estratégia contempla as emissoras: Nacional; Rede Mix; Band News FM; CBN; Jovem Pan FM; Clube FM e Nova Brasil FM. Já em termos de Mídia Exterior – DOOH +, teremos Painéis de Leed, Telas em lotérica e Mobiliários Urbano (MUBS). Na internet, especialmente, rede sociais, nossa campanha inclui a plataforma Meta (Instagram e Facebook); DS Digital; Tik Tok; KWAI; e Linkedin, além de portais como Globo. Com; Uol; Editora Globo; e Metrópoles. Para as redes sociais três esquetes vão mostrar nosso âncora utilizando os serviços do SEST SENAT e participando de suas atividades. Em versões e formatos bem curtos, essas peças têm tudo para engajar os internautas e impactar, fortemente, todos dos públicos da campanha.
Outras plataformas como Spotfy e Whatsapp vão dar ainda mais visibilidade e volume à campanha, a ser veiculada no período de agosto a dezembro de 2025, e cuja assinatura é: “SEST SENAT. Com T de transporte, trabalho e todos os brasileiros”.
Ficha Técnica
Agência: DeBrito Brasil
Cliente: SEST SENAT
Produto: Institucional
Campanha: Institucional
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Nilton Barbosa, Igor Sá
Diretora de contas: Lorena Carvalho / Renata Comin
Atendimento: Paulo Renato Ferreira
Planejamento e Estratégia Digital: Cynthia Rocha
Mídia: Cecilia Crespo, Soraia Duarte, Kelly Nunes e Thiago Ribeiro
Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Fernanda Bersan e Joelma Rosa
Produtora: Plural Imagem e Som
Direção: Livia Stacciarini
Dir. Fotografia: Nicollas de Matteis
Assistente de Direção: Joaquim Akinaga
1 Assist. Câmera: Jarvis Calixto
2 Assit. Câmera e Drone: Vinicius
Som direto: Cirino de Barros Vasconcellos
Atendimento: Eunice Marquez
Direção Executiva Produção: Rafael Rabelo e Marcio Lemes
Edição: Anderson de Souza
Color: Rafael Focay
Diretor de Produção: Daniel Oliver
Produtora de Áudio: Lira Música
Direção Musical: Maurício Hansel
Atendimento: Simone Sbardellini
CEO: Márcio Espinosa
Coordenação de produção: Matheus Ribeiro e Guto Colvara
Finalização/Sound Design: André, Guto, Fortunato e Rodrigo
Aprovação (cliente): Luciano Fonseca, Jorge Augusto Dieb e Gueldon Dias
