quinta-feira, dezembro 4, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalCubo Itaú lança marca em celebração aos seus 10 anos

Cubo Itaú lança marca em celebração aos seus 10 anos

O Cubo Itaú, iniciativa de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, completa 10 anos de atuação e anuncia sua nova identidade de marca. O movimento marca a evolução do hub de startups para um Ecossistema de inovação maduro, que conecta empresas, empreendedores tecnológicos, investidores e academia em torno de resultados reais e de impacto para a sociedade.

A nova marca representa um olhar mais minimalista e provocador, inspirado na simplicidade de um pixel – a menor unidade que pode revelar o máximo de potencial.

Mais do que uma identidade visual, a mudança simboliza a ambição de seguir como um motor de crescimento para empresas e sociedade.

A atual identidade passa a se definir em quatro pilares estratégicos em termos de comunicação:

  • Geração de negócios: ampliar conexões e oportunidades concretas de crescimento.
  • Empreendedorismo & tecnologia: promover soluções escaláveis para desafios reais.
  • Comunidade: fortalecer redes de inovação entre startups, empresas, investidores e academia.
  • Futuros: provocar reflexões, articular tendências e estimular debates sobre os próximos ciclos da inovação.

De hub a Ecossistema, de ponto de encontro a motor de crescimento: é assim que o Cubo celebra seu marco de 10 anos. A instituição atinge essa marca com estruturas sólidas, evidências de impacto e uma visão clara sobre o papel da América Latina no cenário global da inovação. O empreendedorismo tecnológico segue como destaque no centro da transformação que a atualidade exige.

Com sua nova identidade e proposta de valor, o Cubo Itaú reafirma sua vocação de plataforma estratégica para o desenvolvimento da inovação latino-americana, unindo cultura, mercado e sociedade em um mesmo movimento de futuro. O projeto foi desenvolvido pelo time de marketing do Cubo com apoio do time de branding do Itaú, além da QNCO e Plau.

Histórico

Fundado em 2015, em um momento em que o ecossistema brasileiro ainda estava em desenvolvimento, o Cubo Itaú já trazia uma proposta ousada: criar uma comunidade séria, estratégica e comprometida com a prática da inovação. Três anos antes do surgimento do primeiro unicórnio brasileiro, o Cubo consolidava um modelo de conexão em que startups e grandes empresas se encontravam para gerar negócios e transformar a realidade de setores.

Ao longo de sua primeira década, o Cubo Itaú se firmou como o principal polo de inovação do Brasil, antecipando tendências, apoiando estratégias corporativas e moldando negócios que hoje fazem parte da economia real. Mais do que um espaço físico, o Cubo estruturou uma plataforma robusta de suporte à inovação responsável, oferecendo curadoria qualificada, metodologias de crescimento e ferramentas que aproximam visão e execução.

O impacto se traduz em números e entregas: mais de 1000 startups já impulsionadas ao longo dos anos, milhares de conexões geradas e centenas de corporações que encontraram no Ecossistema o caminho para a transformação digital. Apenas em 2024, as startups do Cubo alcançaram um faturamento estimado em R$ 10 bilhões, crescimento superior a 40% em relação a 2023, segundo dados do Selo Cubo. Esse avanço reflete não apenas a maturidade das empresas do portfólio, mas também o impacto direto na economia, com a geração de mais de 27 mil empregos e soluções que vão da inclusão financeira à saúde digital, da eficiência energética à transformação da mobilidade.

 

Artigos relacionados

Novidades