Estamos em uma semana intensa de conversas e debates sobre um tema muito delicado: gravidez precoce. No Brasil, a gravidez na adolescência tem índices altos. A taxa é de 68,4% de nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO). Isso representa quase 50% a mais do que a média mundial, de 46%.
Estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no país, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes. Desse contingente, 70% são meninas negras. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (Lei 13.798/2019) foi incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)e está em vigor desde 2019.
O Círculo de Criativas Brasil foi procurado pelo IPFAM- Instituto Planejamento Familiar para, juntos, darem voz a um cenário triste, que afeta milhões de jovens no país. O IPFAM é uma entidade focada na disseminação de informação e conteúdo educativo e científico, com o objetivo de garantir a todo cidadão o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, com foco em planejamento familiar.
A campanha tem dois objetivos. De um lado, orientar e conscientizar os jovens, disseminando informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução destes índices no Brasil. De outro, alertar pais, educadores, gestores da área pública e a sociedade em geral.
“O Círculo de Criativas Brasil não poderia se calar diante deste quadro, principalmente considerando que, infelizmente, ainda, vivemos numa sociedade preconceituosa, onde as meninas são as mais prejudicadas. Meninas brancas e, principalmente, negras “, afirma Adriana Cury, fundadora e Líder do Círculo de Criativas Brasil, entidade ligada a mais 14 países em toda a América Latina, que busca o fortalecimento das mulheres criativas no mercado de comunicação.
A campanha, tem o apoio da Plan International, eleita uma das melhores ONGs do Brasil em 2021. Presente em mais de 80 países, a entidade defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero.
Também conta com participação de parceiros do mercado, como a JC Decaux, a Buzian Produtoras e o 2020 Studios. Fortalecendo ainda mais esta iniciativa estão a atriz e apresentadora Fabiana Karla e a rapper da dupla Rap Game 2.0, que estrela um vídeo especialmente criado para a causa.
A campanha, com duração de 2 semanas, estará nas redes sociais e nas ruas de São Paulo com cartazes OOH. Também exibe vídeos informativos com a participação de advogados, médicos e especialistas ligados às questões da sexualidade na adolescência.
Ficha Técnica:
Criação – Círculo de Criativas Brasil:
Adriana Cury – Diretora de criação e Redatora
Mirela Janotti – Redatora
Andrea Pretoni – Head of Art
Khepera Boscolo – Head of Art
Fernanda Montin – Diretora de Arte
Annik Buzian (Produtoras) – Produção de Casting
Allard Van Wielink (2020 Studios) – Direção dos Vídeos
Aprovado por IPFAM:
Dra. Ana Clara de Carvalho e Lilian Leandro