sexta-feira, novembro 15, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioSem categoriaCampanha da Fiocruz alerta para os riscos do cigarro eletrônico

Campanha da Fiocruz alerta para os riscos do cigarro eletrônico

A campanha digital desenvolvida pela nova/sb para o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz alerta para os riscos do uso e liberação dos cigarros eletrônicos. O objetivo é chamar a atenção para o tema e obter o máximo possível de assinaturas para petição online contra a legalização dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

Essas peças, com títulos como “A indústria do tabaco esconde muita coisa de você” e “Fuja dessa cortina de vapor. Diga não ao cigarro eletrônico”, estão sendo postadas nos perfis do Cetab e dos parceiros da Fiocruz no Facebook, Instagram e Twitter. O tema da campanha é abordado também pelo podcast Onde tem fumaça tem fogo, produzido pelo Cetab/Fiocruz, com o objetivo de provocar o debate sobre as mazelas da indústria do tabaco.

Para o presidente da nova/sb, Bob Costa, a estratégia da campanha é confrontar a cultura pop dos DEFs: “Em versões saborizadas e coloridas, os dispositivos eletrônicos vendem um estilo novo de fumar como uma alternativa mais tecnológica, inteligente e saudável que os cigarros tradicionais”, afirma. “Mas, assim como os cigarros tradicionais, é uma imagem de glamour para esconder os malefícios”, completa. Para Costa, essa imagem do produto repleta de apelos sensoriais é perversa porque atinge principalmente jovens e até crianças.

Na opinião de Silvana Rubano Turci, pesquisadora do Cetab, a campanha é estratégica para frear a pressão da indústria do cigarro sobre a Anvisa. “Não podemos admitir a legalização de mais um produto tóxico. É nossa obrigação, como órgão de ciência, mostrar que esses dispositivos eletrônicos representam um risco para a saúde das pessoas”, afirma.

Cortina de vapor

Os posts da campanha alertam para as principais ameaças desse dispositivo, como o uso infantil, diversos tipos de enfermidades, danos ao meio ambiente, lobby de lideranças política e médica, além da glamorização da cultura vape. Proibida no Brasil desde 2009, a legalização dos DEFs, apoiada pela indústria tabagista, passa por nova avaliação da Anvisa. Mesmo proibido, o dispositivo é comumente utilizado pelos brasileiros.

A nova/sb e seus dirigentes têm um histórico de apoio à luta contra o tabaco desde quando o governo proibiu propaganda de cigarro e lançou a campanha com imagens dos danos causados pelo tabaco nos maços do produto. Outra frente da agência foi a participação em diversas campanhas para a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial de Combate ao Fumo.

 

FICHA TÉCNICA

 

Anunciante: Cetab/Fiocruz

Produto: Institucional

Diretor de criação: Eduardo Almeida

Diretor de arte: Rafael Sathler

Redator: Walter Junior

Atendimento: Camila Masini e Alice Machado

Aprovação no cliente: Vera Luiza da Costa e Silva, Silvana Turci e Luis Guilherme Hasselmann

Artigos relacionados

Novidades