Uma boneca articulada, em versão gigante, vai tomar conta do Largo da Batata a partir de hoje dia 28. Com suas articulações 100% flexíveis, a escultura vai chamar a atenção da população para a saúde articular, com foco no diagnóstico precoce da artrite reumatoide (AR). Trata-se de uma doença de grande potencial incapacitante, mais comum em mulheres, que costuma se manifestar entre os 30 e 40 anos de idade. Sem diagnóstico precoce, a artrite reumatoide pode comprometer a autonomia até mesmo para atividades simples do dia a dia, como escovar os cabelos.
A cada dia, a boneca amanhecerá em uma posição diferente, como forma de destacar a importância da liberdade de movimento em nossas vidas. As poses foram escolhidas por pessoas com AR de todo o Brasil, a partir do apoio de diferentes associações de pacientes. Essas posições simbolizam atividades que os pacientes ouvidos consideram essenciais no seu dia a dia: seja trabalhAR, dançAR, digirAR ou simplesmente abraçAR.
Mais do que interagir com a cidade e aumentar a representatividade dos pacientes, a escultura é uma forma de chamar a atenção para os sintomas. Reconhecê-los e procurar ajuda médica o quanto antes é fundamental para preservar os movimentos, a autonomia e, com isso, a qualidade de vida. Pacientes que iniciam o tratamento nas primeiras semanas após o início dos sintomas apresentam uma evolução melhor. Por outro lado, no Brasil, dados mostram que muitos pacientes podem levar anos até a identificação da AR, peregrinando por diferentes especialidades médicas.