A nova campanha do “Natal Sem Fome”, da ONG Ação da Cidadania, criada pela Binder, traz como tema a antiga fábula do beija-flor, que, ao tentar apagar o incêndio em uma floresta, é questionado por uma onça e responde: “sozinho eu não consigo, mas estou fazendo a minha parte”. Com uma roupagem mais lúdica e moderna, a história inspirou a criação das peças e do filme <https://youtu.be/Nvy5GZFF_HA> da campanha cujo objetivo é incentivar milhões de brasileiros a se engajarem na causa do combate à fome por meio de doações. “No início dos anos 90, o próprio Betinho, idealizador da Ação da Cidadania, contou a fábula do beija-flor como uma metáfora de solidariedade. Agora, resgatamos este símbolo de esperança, o beija-flor, para criar uma campanha leve e otimista, que, ao contrário do usual, mostra a possibilidade de mudança. Se cada um fizer a sua parte, podemos ter milhões de beija-flores ajudando a combater a fome e a miséria”, explica Marcos Apostolo, diretor de criação da Binder. Para dar vida ao pássaro, a Binder criou uma linguagem urbana e colorida retratada no grafite de Marcelo Ment, um dos mais ativos artistas urbanos do Rio de Janeiro. Além do painel autoral, instalado no Galpão da Ação da Cidadania, sua arte foi a base das peças cujo conceito é ‘Seja você um beija-flor”. A fábula foi materializada ainda em um filme de Natal, produzido pela produtora Piloto, que será veiculado nos cinemas da rede Ancar Ivanhoe, na Rede Globo e nas redes sociais da Ação da Cidadania. Assista o filme aqui <https://youtu.be/Nvy5GZFF_HA> . A campanha de arrecadação contará pelo quarto ano consecutivo com a participação do Grupo Ancar Ivanhoe, um dos maiores contribuintes da ação e única empresa do setor de shoppings centers a participar da iniciativa, que receberá as doações e promoverá diversas ativações de engajamento nos shoppings da rede. “Com a união destes dois clientes da Binder, fizemos um desdobramento da campanha e uma adaptação, que une o Papai Noel ao beija-flor. Além disso, desenvolvemos ações especiais para ampliar o engajamento e a participação do público”, conta Miguel Heuseler, head de atendimento da Binder. A Loja Beija-Flor, por exemplo, criada a partir da parceria da ONG com a Ancar Ivanhoe, permitirá que os clientes façam doações para o Natal Sem Fome e levem brindes exclusivos da campanha. O valor arrecadado será revertido à instituição. Já os lojistas dos shoppings também poderão participar do movimento com a tag da Solidariedade. Peças selecionadas terão parte do valor revertido em alimentos para o Natal Sem Fome. Os shoppings vão incentivar ainda o Troco Solidário, permitindo que os clientes doem a quantia excedente do pagamento do estacionamento e do brinde da campanha promocional para o movimento idealizado por Betinho. Outra ação contemplada é a instalação de painéis instagramáveis, que permitirão que os voluntários possam se sentir parte da corrente do bem e convidar amigos e seguidores a participarem da campanha. As doações acontecem por meio dos sites ou fisicamente nos shoppings Madureira, Botafogo Praia, Nova América, Nova Iguaçu, Boulevard, Rio Design Barra e Leblon, no Rio de Janeiro; Pátio Paulista, Eldorado, Metrô Itaquera, em São Paulo; Parque das Bandeiras, em Campinas; Center Vale, em São José dos Campos; Golden Square, no Grande ABC; North Shopping Maracanaú, North Shopping Jóquei, North Shopping Fortaleza e Via Sul, no Ceará; além do Conjunto Nacional, em Brasília; Pantanal, em Cuiabá; Porto Velho, em Rondônia; Iguatemi Porto Alegre, em Porto Alegre; e Natal Shopping, no Rio Grande do Norte.