Marcas de ensino superior da Cogna Educação, Anhanguera confronta o imediatismo e valoriza o poder da educação para a mudança da faixa de renda; e UNOPAR, com o protagonismo de Paulo Vieira, evidencia que não há distâncias para aprender
Anhanguera e UNOPAR, marcas de ensino superior da Cogna Educação, apresentam novas campanhas institucionais para reforçar o papel do acesso ao ensino superior de qualidade como ferramenta de mobilidade social. A Anhanguera confronta o imediatismo com o conceito “Faz o certo. Faz Anhanguera”.
A UNOPAR destaca o potencial das modalidades a distância e semipresencial com o mote “UNOPAR. Ensino sem distância”, em trabalho estrelado por Paulo Vieira. As narrativas se complementam, ao destacar a força dos modelos presenciais, híbridos e digitais e da formação sólida como escolha de longo prazo, sobretudo em um cenário em que promessas de sucesso instantâneo ganham espaço.
Concebida para derrubar barreiras econômicas ao ensino superior, a Anhanguera provoca reflexões sobre o imediatismo que domina parte da nova geração, muitas vezes seduzida por promessas de fama e dinheiro fáceis. A campanha contrasta esse cenário com a realidade de quem investe tempo, dedicação e esforço para construir uma base sólida de conhecimento, ampliando as chances de empregabilidade, renda e desenvolvimento profissional sustentável.
A UNOPAR, referência nacional em ensino semipresencial e EAD, apresenta na campanha estrelada pelo apresentador Paulo Vieira uma narrativa baseada em histórias reais de estudantes que superaram barreiras geográficas, financeiras e sociais para conquistar um diploma de ensino superior. Em um país onde mais de 2 mil municípios não contam com alternativas locais de graduação, a tecnologia e o suporte oferecidos pela UNOPAR têm se mostrado essenciais para levar educação de qualidade a regiões antes invisíveis para o ensino superior presencial.
Segundo Rodrigo Cavalcanti, sócio e vice-presidente de Marketing e Revenue Office da Cogna, as campanhas falam diretamente com o Brasil real. “Na Anhanguera, reforçamos a escolha de longo prazo, com estudo consistente, tempo e dedicação, como caminho para mobilidade e renda. Na UNOPAR, mostramos como a tecnologia, aliada ao ensino prático, elimina a distância e leva oportunidades onde não há oferta local de graduação. Em comum, damos visibilidade a quem estuda, trabalha, cuida de filhos e encontra na educação um caminho viável de mudança”, afirma.
O argumento é sustentado por dados. De acordo com o Censo da Educação Superior 2024, o número de matrículas em EaD cresceu 286,7% na década entre 2014 a 2024, enquanto o modelo presencial manteve-se estável. Ainda segundo levantamento da PNAD, 67% dos diplomados no ensino superior estão nas faixas mais altas de renda, contra apenas 21% entre aqueles com apenas o ensino médio.
Especialista em educação, o economista Claudio de Moura Castro defende que o ensino superior é uma das apostas mais seguras para quem busca ascensão econômica. Na loteria do destino, quem estudou por mais tempo leva vantagem, independentemente do lugar, disse Castro, em artigo recente.
Além disso, o modelo semipresencial tem se mostrado viável e eficaz também nas áreas da saúde, como fisioterapia, biomedicina, farmácia, educação física e estética. Alunos que vivem em cidades sem infraestrutura para cursos 100% presenciais têm acesso a formação completa, com aulas práticas, laboratórios e estágios supervisionados — sempre em conformidade com os padrões de regulação e qualidade.
Para a Cogna, a democratização do ensino superior de qualidade é um compromisso inegociável. “A educação é, historicamente, o instrumento mais poderoso de transformação social. E o ensino a distância é hoje uma das principais pontes para quem ainda não encontrou acesso”, conclui Rodrigo Cavalcanti.
As campanhas serão lançadas no próximo dia 27, com forte presença no digital e nas redes sociais, além de ações regionais, conteúdos cocriados com influenciadores e iniciativas de endomarketing que reforçam o engajamento interno.
Ficha técnica Anhanguera:
AGÊNCIA: Suno United Creators
ANUNCIANTE: Cogna
TÍTULO: Anhanguera
CRIAÇÃO: Rynaldo Gondim, Gabrielle Henriques, Bruna Darelli, Laura Lanferdini, Fernando Alonso, Pedro Castello Branco
PLANEJAMENTO: Felipe Masson, Daniele Novaes, Patrick Polli, Ana Losso, Bernardo Feitosa
MÍDIA: Camila Kimes, Flavio Leite
ATENDIMENTO: Julia Schmidt Lage Brandão, Cadu Pasini, Silvio Eiras
APROVAÇÃO: Priscila Freitas, Juliana Ferrari, Marcelo Valeriano, Rodrigo Cavalcantti
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Ana Luisa André
PRODUTORA DE IMAGEM: O2 Filmes
DIREÇÃO: Rodrigo Pesavento
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: André Faccioli
ASSISTENTES DE DIREÇÃO: Camila Andreoni
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ed Tamachiro, Tiemi Fujise
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Flávia Zanini, Rejane Bicca, Alberto Mariotto
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Rafael Naldinho, Breno Panfili, Ivan Caetano
PÓS-PRODUÇÃO / VFX: O2 Pós
PRODUTORA DE ÁUDIO: Evil Twin Music
FOTOGRAFIA: Mariana Caldas
Ficha técnica Unopar:
CAMPANHA: https://youtu.be/Q2w9zVHENIQ
AGÊNCIA: Suno United Creators
ANUNCIANTE: Cogna
TÍTULO: Unopar
CRIAÇÃO: Rynaldo Gondim, Gabrielle Henriques, Pedro Guerra, Pedro Utzeri, Bruna Darelli, Fernando Alonso, Laura Lanferdini, Pedro Castello Branco
PLANEJAMENTO: Felipe Masson, Daniele Novaes, Patrick Polli, Bernardo Feitosa, Ana Losso
MÍDIA: Camila Kimes, Flavio Leite
ATENDIMENTO: Julia Schmidt Lage Brandão, Cadu Pasini, Silvio Eiras
APROVAÇÃO: Juliana Ferrari, Marcelo Valeriano, Priscila Freitas, Rodrigo Cavalcantti
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Ana Luisa André
PRODUTORA DE IMAGEM: O2 Filmes
DIREÇÃO: Rodrigo Pesavento
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: André Faccioli
ASSISTENTES DE DIREÇÃO: Camila Andreoni
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ed Tamachiro, Tiemi Fujise
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Flávia Zanini, Rejane Bicca, Alberto Mariotto
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Rafael Naldinho, Breno Panfili, Ivan Caetano
PÓS-PRODUÇÃO / VFX: O2 Pós, Psycho’n’Look
PRODUTORA DE ÁUDIO: Evil Twin Music
FOTOGRAFIA: Mariana Caldas
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