Carnaval é, tradicionalmente, celebrado como a festa da liberdade e da alegria. Mas é também cenário de importunação e assédio contra mulheres.
Nesse contexto, a Prefeitura do Recife, que já realiza diversas políticas e ações de enfrentamento à violência de gênero, lança a campanha Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval, criada pela agência Ampla.
A ação educativa alerta sobre condutas abusivas e oferece orientações sobre como denunciar e buscar apoio. A proposta traz mensagem direta e clara, refletindo a urgência de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema. A música-tema, composta por Joyce Alane, mistura frevo, pop e brega, sintetizando a diversidade e a autenticidade do Carnaval recifense, ao mesmo tempo em que reforça o valor de um ambiente de respeito e liberdade para todas as pessoas.
“Com time predominantemente feminino envolvido na criação e produção do conceito, o Manual do Babaca reafirma a ideia de que ‘depois do não, tudo é assédio’. Para aproximar ainda mais o público da campanha, realizamos uma apresentação nas ruas, incentivando a participação ativa da população”, explica Juliana Queiroz, CBO da Ampla.
Show surpresa e engajamento nas ruas – Neste ano, a divulgação da campanha começou antes mesmo da abertura oficial do Carnaval, com pocket show surpresa nas ruas do Recife Antigo. Joyce Alane e Thayzinha subiram ao palco na Avenida Rio Branco, cantando o tema da campanha e algumas de suas próprias músicas, cativando os foliões.
Além da performance ao vivo, o clipe da campanha contou com participação da influencer e humorista Carol Maloca, agregando ainda mais engajamento e identificação do público com a mensagem. O registro audiovisual da apresentação será transformado em peças para TV, redes sociais e rádio. Também será exibido nos intervalos dos shows promovidos pela prefeitura nos palcos durante o Carnaval.
A comunicação contará ainda com materiais impressos, como o “Manual de Como Não Ser Um Babaca no Carnaval”, que, além das dicas sobre como agir, oferece informações cruciais de onde e quando as mulheres podem pedir ajuda durante a folia.
Ficha técnica Agência: Ampla Comunicação Cliente: Prefeitura de Recife Campanha: Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval CCO: Manuel Cavalcanti Head de Criação: Lenivaldo Leni e Thiago Pitt Criação: Ana Victória Borges, Ana Santiago, Betinho Montenegro, Lenivaldo Leni, Mirella Lemos, Sthéphanie Leal e Thaís Vital Mídia: Débora Beltrão, Bárbara Sales, Bruno Cabral e Milena Batista Produção: Priscila Ribeiro e Monica Santos Finalização: Jaime Vieira Diretora de Atendimento: Juliana Queiroz Coordenação de Atendimento: Amanda Cardoso Edição de vídeo: Bla Captação de imagens: Bla Produção de fotos: Lara Valença Aprovação: Danielle Lima, Ana Braga, Igor Gazatti e Flávia Lemos |