No sofá, na arquibancada, no boteco ou na cadeira numerada: onde você vibra? Adepto de uma ou de todas as opções – com direito àquelas mandingas, manias, catimbas e afins – todo fã de futebol sabe bem como torcer é coisa séria, uma experiência única e particular.
Pensando nisso, a Ambev e o Arena Hub anunciam o desafio Golaço, projeto que vai selecionar startups que se dediquem a desenvolver soluções para o mercado de esportes e entretenimentos. A ideia é fomentar a criação de produtos ou serviços inovadores, com os quais a Ambev pretende transformar a experiência do torcedor que consome futebol. A principal demanda é promover maior interação e engajamento dos fãs. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 01 de outubro pelo site.
O ecossistema de SporTechs é composto por Fintechs, HealthTechs, EdTechs, FoodTechs e MediaTechs, entre outras, e todas estão convidadas a participar do desafio.
Este é o primeiro projeto da parceria entre as duas empresas, oficializada em julho. Nela, a Ambev tornou-se a primeira mantenedora oficial do Arena Hub, que é o maior centro de inovação e fomento do empreendedorismo esportivo da América Latina e trabalha para despertar o ecossistema e potencializar negócios entre startups e entidades esportivas.
“Temos como missão fomentar negócios entre os players do esporte e do entretenimento. O desafio Golaço é mais uma iniciativa para incentivar empreendedores criativos que possam oferecer inovações diversas que conversem com torcedores e promovam experiências diferenciadas, impactando todo o mercado”, afirma Ricardo Mazzucca, CEO do Arena Hub. “A Ambev é uma empresa gigante em marketing, comunicação e relacionamento com o público, e é também a nossa primeira mantenedora oficial. A empresa tem contribuído com muitos insights que serão aplicados no hub, não apenas no Golaço, mas em outros projetos que faremos em conjunto”.
As startups selecionadas vão dedicar três meses para o desenvolvimento do produto ou serviço inovador e personalizado. Para lapidar os projetos, os participantes terão um programa que contará com conversas, mentorias, hackdays e uma intensa troca de conhecimento, que são importantes para desenvolver negócios de alto valor. Ao final, cinco finalistas receberão R$20 mil (vinte mil reais) cada, direcionados a cobrir os custos do período em que ficarem incubadas para a criação de POC’s. O programa acontecerá em 2021 e o valor será repassado às participantes em 2022.
“O esporte é um dos nossos territórios e, por isso, estamos muito animados com o Golaço. Um dos nossos objetivos, considerando nosso mindset de transformação digital, é incentivar todo o ecossistema para que, juntos, consigamos trazer soluções inovadoras e disruptivas, que promovam maior interação e engajamento, melhorando ainda mais a experiência do nosso público torcedor e a forma como ele consome o futebol. Para isso, contaremos com um time especializado que vai apoiar as startups finalistas, junto com o Arena Hub, em todo o processo”, comenta Felipe Bratfisch, Diretor de Patrocínios e Marketing de Experiências da Ambev.