quinta-feira, maio 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoABRABE promove encontro com o CONAR para discutir

ABRABE promove encontro com o CONAR para discutir

A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE realizou em parceria com o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), um encontro para discutir a importância do comprometimento do setor diante da publicidade responsável de bebidas alcoólicas. O evento intitulado “Publicidade & Autorregulação de Bebidas Alcoólicas nas Novas Mídias”, reuniu as empresas associadas da entidade e o órgão autorregulamentador, na presença do presidente do conselho diretor da ABRABE, Felipe Ayres, da presidente executiva da associação, Cristiane Foja e do vice-presidente do CONAR, Dr. Edney Narchi.

“O CONAR é de grande relevância para o nosso mercado, e se faz ainda mais no atual cenário de pandemia, que gerou uma forte evolução das comunicações digitais. Conseguimos observar, com mais evidência, o quão importante é para o nosso setor atender e seguir os preceitos e regulamentação do conselho, para assim construir, junto com nossas associadas, uma publicidade responsável para os consumidores”, explicou Felipe Ayres, durante o encontro que colocou em pauta especialmente a importância de amplificar a cultura do consumo moderado, os novos pontos de contato com o consumidor diante das mídias digitais, o boom das lives e as iniciativas protagonizadas por influenciadores no último ano, além do código de padrões e prioridades de consumo responsável, que tem se renovando com o tempo.

Durante o evento, o Dr. Edney Narchi ressaltou que o CONAR se deparou com a necessidade de modernizar sua atividade de autorregulamentação, a partir de março do ano passado, quando a pandemia atingiu o Brasil. Esse momento foi marcado pela migração da publicidade em veículos tradicionais de comunicação para, expressivamente, os meios digitais, exigindo do órgão novas diretrizes. “O CONAR é uma instituição mantida pelos anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. É esse tripé da propaganda que sustenta toda a nossa existência. Quando esse movimento de migração dos anúncios aconteceu, nossa capacidade de fiscalização foi coloca à prova, pois sempre contamos com colaboração dos veículos tradicionais de comunicação para colocar em prática as decisões tomadas pelo nosso conselho de ética”, destacou o vice-presidente do CONAR.

“O caso das lives é um exemplo, pois passaram a ser exibidas em canais não administrados por veículos de comunicação. Além disso, as grandes plataformas digitais ainda não assumiram o compromisso de fazer parte da nossa atividade que, ao contrário do que muitos pensam, não é feita para censurar marcas e influenciadores, e sim para tornar a concorrência do mercado justa respeitando o consumidor”, complementou o executivo. Entre as medidas adotadas, o CONAR lançou no primeiro trimestre de 2021 o Guia de Publicidade por Influenciadores, com orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais, em especial aquele gerado por influenciadores digitais.

Para a ABRABE, é de suma importância levar esse debate às suas associadas para aprimorar cada vez mais as atividades comerciais e econômicas do setor, além de apoiar o CONAR na autorregulamentação do mercado. Segundo a presidente executiva da associação, Cristiane Foja, a ABRABE tem a característica de reunir todas as categorias de bebidas alcoólicas com uma presença harmônica entre pequenas, médias e grandes empresas. “Temos um ambiente propício para construções amplas em conjunto, como a autorregulação de publicidade. Reforço nosso apoio integral ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e o compromisso do setor pela publicidade responsável”, conclui.

São associadas da ABRABE: Amázzoni Gin, Aurora, Azuma Kirin, Bacardi, Brown-Forman, Campari, Casa di Conti, Cepal, Cerveja Proibida, Cervejaria Ashby, Cervejaria Malta, Cervejaria Saint Bier, Chandon, Convenção, CRS Brands, Decanter, Diageo, Dubar, Estrella Galicia, Grupo Thoquino, Guala Closures, Heineken, Hemmer, IBP, Interfood, Missiato, Mistral, Müller, Natique, Passarin, Pernod Ricard, Pitú, Salton, Stock, Suntory, Underberg e Vinci.

 

Artigos relacionados

Novidades