quarta-feira, dezembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoABA doa acervo de livros de marketing para Fundação Dom Cabral

ABA doa acervo de livros de marketing para Fundação Dom Cabral

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), reafirma seu compromisso com a disseminação das boas práticas de marketing e comunicação e o fortalecimento do setor fincado no marketing responsável, ao doar um valioso acervo de livros e guias de boas práticas editados pela entidade nos últimos seis anos, à Biblioteca da Fundação Dom Cabral. Os quase 40 guias publicados pela ABA têm como sponsor, em sua maioria, os Comitês e GTs da entidade. Os livros doados foram publicados em parceria com a Editora Leader.

As publicações abordam tendências e refletem os desafios e pautas urgentes que integram as estratégias de marketing dos anunciantes diante das transformações do mercado e do consumidor, como o avanço do digital, o uso responsável de dados, as novas tecnologias, como IA, a reputação das marcas, liderança, advocacy, ESG, diversidade, equidade & inclusão, além de estratégias de marketing & comunicação, e mídia.

A parceria entre a ABA e a Fundação Dom Cabral é um marco significativo, unindo duas instituições comprometidas com a ética, a excelência e a inovação. “A FDC é uma das mais importantes escolas de negócios do Brasil, foi onde cursei meu MBA e onde grandes lideranças do mercado se capacitam e moldam suas carreiras. Ter a FDC como uma associada da ABA é um imenso orgulho para nós e essa parceria focada no compartilhamento de conhecimento é essencial para o avanço contínuo de nossa indústria e para que possamos construir juntos um marketing cada vez mais ético, transparente, responsável, diverso, sem deixar de lado a eficácia, a inovação e a criatividade”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA.

A ABA tem o compromisso de munir seus associados e o mercado com as boas práticas globais, alinhadas à WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e à qual é filiada e membro de seu Comitê Executivo há nove anos, representada por Sandra Martinelli. Faz parte do DNA da entidade, antecipar tendências e trazer luz à desafios que estão no dia a dia dos profissionais de marketing diante das transformações do mercado, da sociedade e do comportamento do consumidor, que impactam não somente as estratégias das marcas, como também as carreiras dos CMOs e profissionais da área, que vêm passando por constantes desafios nos últimos anos.

Somente nos últimos seis anos, a entidade publicou mais de 11 guias que abordam práticas de ESG e DE&I, além de temáticas como IA, TV Conectada, Procurement, Brand Safety, LGPD, dentre outros. Dentre as obras, se destacam “Reputação – os consumidores compram reputação e não produtos”, de 2021, “Reflexões – Diversidade & Inclusão”, de 2022, “Conectados – Por dentro do Brand Safety”, de 2022 e “Advocacy ABA: Defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”, de 2023.

“Tanto os guias como os livros publicados pela ABA oferecem uma visão abrangente e aprofundada sobre o cenário atual e o futuro do marketing e da publicidade, sempre pautados pelo marketing responsável, valor que a ABA propagada em suas iniciativas. Muitos dos livros, além de serem assinados por Sandra Martinelli e por mim, trazem como coautores, lideranças C-level de marcas reconhecidas globalmente, associadas da entidade e é de extrema relevância levar essa perspectiva dos anunciantes aos alunos da Fundação Dom Cabral, podendo contribuir ainda mais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado”, completa Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.

Biblioteca da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação, é reconhecida por sua qualidade e abrangência, e agora conta com um acervo enriquecido que beneficiará estudantes, pesquisadores e profissionais em busca de insights e soluções para os complexos desafios do mundo dos negócios. “A parceria da FDC com a ABA tem gerado ações muito relevantes às nossas instituições e, em especial, a contribuição com o acervo das nossas bibliotecas é muito valiosa, pois amplia nossa diversidade de fontes de informação e de pesquisa nas disciplinas de marketing, tão presentes nos programas de desenvolvimento da Fundação Dom Cabral.”, reflete Daniel Aguado, Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FDC.

A iniciativa faz parte do propósito da ABA, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade” e reflete o compromisso da entidade em apoiar a formação e capacitação de profissionais que impulsionam a inovação e o crescimento econômico em todo o país. “Esperemos que as obras da ABA sejam amplamente utilizadas e contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e a formação de líderes empresariais preparados para os desafios do futuro”, discorre Sandra Martinelli.
Conheça os guias da ABA: Link

Conheça os livros da ABA: Link

Saiba mais sobre a ABA: Link

Conheça o acervo de livros da ABA: Link

Artigos relacionados

Novidades