A Zeppelin Filmes lançou, na última semana, o curta-metragem Ideias Matam, com direção do coletivo The Wolfpack e roteiro de Rafael Segri (da DM9DDB) e Carolina Markowicz (da Your Mama). O filme mostra uma sequência de cenas de tortura, onde uma dupla de criação é obrigada a ouvir os principais jargões de publicidade.
Appetite appeal, jingle, humanização, brasilidade, celebridade, são algumas das únicas palavras possíveis de se compreender. “Deixamos as falas dos torturadores sem legenda e em árabe para realmente transmitir a ideia de que é tudo empurrado goela abaixo. Tem informação que a gente não absorve e é obrigado a aceitar, fazendo com que ninguém pense fora daquela caixinha”, explica Pesa.
O curta pretende trazer uma reflexão sobre a indústria da comunicação de massa e a propaganda. Com a repetição do nome ao fim do filme, o curta quer passar a mensagem de que ideias pré-concebidas matam novas e diferentes ideias. “Estamos falando de incomunicabilidade, de censura e de liberdade de expressão e criação, ou seja, ideias matam ideias”, conta o diretor.
O coletivo The Wolfpack é formado por Rodrigo Pesavento, Juliano Lopes, Aline Mathias, Antonio Torriani e Francisco Antunes. Um grupo de profissionais que normalmente atuam juntos para produções publicitárias. Entre os projetos recentes estão o premiado curta Sorry e a campanha Homem de Gelo criada pela DM9DDB para o Hospital Beneficência Portuguesa.
A ideia do coletivo é fugir da estética publicitária deixando a direção mais democrática. “Podemos sair da zona de conforto e experimentar mais a linguagem estética, deixar o trabalho mais solto. É uma experimentação, que depois acaba se refletindo nos demais projetos”, finaliza Pesa.
Para assistir ao filme, acesse: https://vimeo.com/130591137.