Com o tema “Acolhimento”, Thatiane Almeida, diretora de cena da MAGMA, inaugura curso gratuito de mentoria em produção, negócios e gerenciamento de projetos para estudantes da periferia. O Soma+, projeto educacional da AKQA São Paulo, tem por objetivo expandir conhecimento profissional de jovens talentos negros e indígenas, moradores de regiões periféricas do Brasil que desejam acessar o mercado publicitário.
O programa contempla cursos com duração de três meses, nas áreas de atendimento, estratégia, produção e criação e as inscrições podem ser feitas pelo site somosoma.com até 16 de abril. As aulas são semanais, online e terão início em 26 de abril com uma aula geral para todas as turmas.
Para Thatiane Almeida, a educação sempre significou poder. “Foi com ela que eu pude acessar diferentes espaços e construir parte do que sou hoje. Mas, ainda é a educação, que por vezes, impede pessoas como eu de dar continuidade em seus planos”, diz. E acrescenta: “Estar no SOMA é ajudar a fortalecer uma rede de pessoas que acreditam que seus sonhos são possíveis”, finaliza.
Alexsandra Laura, mais conhecida como Danda, que assumiu recentemente na MAGMA como atendimento, também fará participação no projeto educacional com aula sobre produção no audiovisual. E para ela, “é um prazer fazer parte desse projeto tão potente que foca em jovens negres, indígenas e de periferias, sendo que o acesso à publicidade é difícil para muitos, assim como foi para mim. E agora no presente/futuro irei fortalecer para mudar esse percurso”, completa.
De acordo com Paula Santana, líder da área de Impacto da AKQA, agência responsável pelo programa, “queremos convidar mais agências e marcas a participarem dessa iniciativa e abrirem vagas afirmativas para incluírem esses novos talentos no mercado de trabalho. Juntos podemos promover mudanças estruturais capazes de transformar não só o negócio, mas também a sociedade¨, explica.
Nas aulas os profissionais compartilham ferramentas, experiências e metodologias de cada área em um ambiente que promove a troca de conhecimento. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado que pode ser usado como horas complementares no currículo. A fim de inserir esses jovens no mercado de trabalho, o SOMA+ conectará talentos com agências e empresas que desejam recrutar os futuros profissionais.
Perfil Thatiane Almeida:
Thatiane Almeida é diretora, baseada em São Paulo, Brasil. Aos 27 anos, a diretora carrega um olhar jovem e inovador sobre o audiovisual. Busca unir trabalhos que possuem grande apelo estético a narrativas que considera importantes pro mundo. Em sua carreira já assinou diversos trabalhos, como a direção do longa-metragem Anastácias, premiado como melhor filme nos festivais Her International Film Festival (Irlanda) e Tallgrass Festival (Estados Unidos). Também dirigiu a série documental Creators Spotligth Brazil (Youtube Originals), o curta de ficção “O Novo Normal”, além de videoclipes para Drik Barbosa, Glória Groove, Karol Conká, Tássia Reis e Djonga. Na publicidade, esteve à frente de campanhas de filmes para marcas como o Youtube, Natura, Converse, Spotify, Avon, entre outras. Foi premiada no Festival de Clube de Criação 2022 pelos filmes “Você que Faz” para Instagram, e “Black Business Beats” para Mercado Livre, esse segundo, também levou 4 leões em Cannes. Thatiane também foi vencedora do Whext 2022 pela categoria Diretora Revelação. Esse ano será jurada em Londres no D&AD, reconhecido globalmente como um dos maiores festivais criativos do mundo.
Perfil Alexsandra Laura:
Mais conhecida como Danda no mercado profissional, tem 26 anos, nascida e criada em São Paulo. Ao longo da sua descoberta profissional, se identifica como produtora e atendimento publicitário/audiovisual, sendo que o primeiro projeto social criado foi para Instituto Criar de TV Cinema e Novas Mídias em 2014/2015 e a partir daí não parou de estudar e trabalhar na área. Como RTVC Producer, tem passagens por diversas agências como Lew´Lara/TBWA, Gana e AKQA e em produtoras, como atendimento, atuou na Dogs Can Fly, Janga, Noize e no Laboratório PPLAB (Produção Preta Lab). Ao longo da carreira, atendeu clientes de peso: Netflix, Kuat, Globo, Google Brasil, Ifood, Amazon Prime, MercadoLivre, Mercado Pago, Samsung, entre outros.