sexta-feira, dezembro 27, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraStudio Nuts revive António Variações para Samsung

Studio Nuts revive António Variações para Samsung

38 anos após sua morte, cantor fará show com a banda do filme “Variações” em ação para o novo aparelho Galaxy S22

Coletivo criativo recriou rosto em GCI e holograma por meio de deepfake

O cantor António Variações retornará aos palcos em formato de holograma para o show “Há Uma Noite P’ra Passar”, que acontece em 5 de julho no Capitólio, em Lisboa. Para “dar vida” ao artista, trinta e oito anos após a sua morte, o Studio Nuts, coletivo criativo brasileiro especializado em projetos visuais, usou as técnicas CGI – Computer Graphic Imagery, para criar o rosto, e deepfake para realizar o holograma.

António Variações se junta à banda do filme “Variações”, em cartaz na Netflix, para o show que faz parte da campanha de divulgação do Galaxy S22 da Samsung, que permite captar imagens e realizar vídeos em ambientes com baixa luminosidade. Criada pela agência Uzina, a ação vai reunir as imagens clicadas pelo público durante o evento para a produção de um filme sobre o show.

“Além de ser a primeira vez que o holograma de um artista português participa de uma apresentação, é a primeira vez que uma marca usa a tecnologia deepfake para divulgar um produto”, diz Valéria Lima, sócia do Studio Nuts. O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real.

Apesar do sucesso, António Variações teve uma curta carreira, cujo auge foi no início dos anos 80. “Foi um grande desafio, pois as poucas imagens de registro não tinham uma boa qualidade”, diz Tico Moraes, sócio do Studio Nuts. “Tivemos que recriar o rosto por 3D e usamos o corpo do ator Sérgio Praia, que interpreta António no filme”.

A captação das músicas foi realizada no Studio Nuts, que também assina a criação do figurino, que buscou referência na roupa que Variações usou para a capa de seu primeiro disco.

No Brasil, a Samsung optou por aproveitar os sucessos das coreografias no Tik Tok e criou o reality show Let’s Dance com Nightography, com 12 influenciadores competindo e criando uma dança, com produção de vídeo utilizando o smartphone Galaxy S22 5G. O Studio Nuts assina a criação dos Key Visuals e a vinheta animada em 3D da abertura do programa.

Confira aqui making of:

 

Ficha Técnica

Título: Holograma – Multishow

Agência: Uzina

Anunciante: Samsung

Diretor de Criação: Susana Albuquerque

Produção Executiva: Studio Nuts

Diretor Criativo Studio Nuts: Tico Moraes

3D e Deepfake: Studio Nuts

Fotografia: Daryan Dornelles (Studio Nuts)

Artigos relacionados

Novidades