Stink Films faz um retrato do isolamento social pelo ponto de vista dos entregadores

O escritório brasileiro da Stink Films lança mais uma manifestação artística para o #view_finder, projeto global da produtora. Iniciado assim que o isolamento social se tornou global, a hashtag tem reunido manifestações criativas em torno do isolamento social causado pela pandemia acerca do coronavírus.

Com 10 escritórios em diferentes países, a Stink tem produzido reflexões sob diferentes perspectivas e condições de isolamento, retratando-as pelo prisma criativo de seus diretores. As manifestações são compartilhadas pelo Instagram desde o início de abril e buscam dar um novo olhar para o que as pessoas estão sentindo e passando nesse momento de crise.

O escritório brasileiro lança agora DINÂMICA, sua terceira contribuição ao projeto. Criado pelo coletivo YOUTH, dos diretores Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão, o registro retrata a pandemia pelo ponto de vista dos entregadores de comida.

“Os entregadores muitas vezes não recebem o mesmo reconhecimento que outros profissionais. Queríamos retratá-los como forma de eternizar suas contribuições durante esse período”, explicam os YOUTH. DINÂMICA foi a forma encontrada de trazer o olhar e os relatos desses trabalhadores que estão arriscando suas vidas pelas ruas da cidade por não terem outra opção.

Sem poder optar pelo isolamento social, o grupo que pode ser considerado ‘linha de frente do combate ao Covid-19’, foi fotografado durante um final de semana em Curitiba. Respeitando as normas de segurança (mantendo o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização dos equipamentos), os diretores fizeram pedidos de entrega por aplicativos e convidaram os trabalhadores a tirar alguns retratos.

“Depois das fotos nós passamos 1 semana conversando com os entregadores por mensagens de áudio no WhatsApp. Pedimos para que eles respondessem assim que ouvissem, então as respostas iam chegando entre uma entrega e outra. As histórias eram fragmentadas e resumidas no espaço/tempo de uma mensagem de voz. Então tentamos editar o mínimo possível pra manter essa sensação de ouvir a coisa pela primeira vez, como foi realmente foi dita”, explicam os YOUTH, que buscaram retratar um novo ponto de vista, pouco explorado e muitas vezes negligenciado. “Os entregadores de comida do Brasil enfrentam uma batalha diária contra as adversidades dos tempos modernos e escassos de humanidade antes mesmo da quarentena, mas agora, eles estão se arriscando e se esforçando ainda mais para continuar ajudando pessoas que muitas vezes não reconhecem seu valor” completam os diretores.

Para acompanhar outras manifestações artísticas, basta acessar o Instagram da produtora (@stinksp / @stinkfilms) e buscar pela hashtag view_finder.

Assista: