Entre feiras escondidas, conversas improvisadas e a imersão em uma cultura rica, Márcio Leitão, diretor de cena da Pródigo Filmes, conhecido como Squarehead, construiu o olhar de “Cachureo”. Foram quatro dias percorrendo o Chile ao lado de um amigo que garimpa camisetas vintage — um ofício que exige paciência, conhecimento e a capacidade de reconhecer histórias impressas em tecido. A câmera, guiada pelo rigor visual e pela linguagem autoral do diretor, captura imagens que traduzem não apenas um trabalho, mas uma cultura viva.
O filme revela o cuidadoso processo de curadoria dessas peças, que vai além da busca por roupas antigas: exige olhar treinado e sensibilidade para identificar itens com história, valor e identidade. Ao longo da viagem, Leitão percorreu feiras pouco conhecidas, conheceu pessoas que vivem desse mercado e registrou a troca criativa com artistas locais de graffiti, incorporando novas camadas visuais à narrativa.
Squarehead, que também é diretor de cena da Pródigo Filmes, conta que, apesar do tempo curto, as trocas foram intensas e as experiências, marcantes. “Fui com a ideia de registrar tudo de forma leve, meio na curiosidade. Vi muita coisa, especialmente pessoas que vivem disso com paixão e criam em torno dessas peças uma cultura viva. Gravei tudo no tempo das coisas, sem forçar nada. Foi intenso, rápido e muito verdadeiro”, afirma o diretor.
No Chile, “cachureo” é gíria que pode ser traduzida como garimpo, ou a busca por objetos que passam de “tralhas” esquecidas em feiras de rua, mercados de pulgas e lojas escondidas, a pequenas tesouros com novos significados e utilidades. As roupas garimpadas no documentário estão ligadas a um fluxo global de descarte. Peças vindas de países do hemisfério norte, principalmente Estados Unidos, Europa e Ásia, chegam ao porto de Iquique para revenda. Quando não são comercializadas, muitas acabam descartadas no deserto do Atacama. Estima-se que toneladas de roupas sejam abandonadas ilegalmente no local todos os anos, formando extensos depósitos têxteis a céu aberto.
Grande parte desses resíduos é resultado do modelo de produção e consumo do setor de moda, especialmente do “fast fashion”, cujo ritmo acelerado de lançamento e descarte de produtos amplia os impactos ambientais. Cachureo conecta essa realidade à prática de quem busca dar novo destino e significado às peças, propondo um olhar para o reaproveitamento como gesto cultural e criativo.
A escolha do diretor por mesclar diferentes texturas visuais traduz esse universo de muitas camadas. “Usei formatos diversos: Super 8, Mini DV, uma câmera Osmo Pocket e celular. Uma mistura que torna a identificação com o vintage mais evidente e rica visualmente”, comenta Squarehead.
