Desde 2014, a organização se notabilizou como um dos principais veículos de informação independente do país, inicialmente na mídia escrita e desde 2019 como produtora de vídeos. O canal no YouTube conta com quase 2 milhões de inscritos e 130 milhões de visualizações desde então.
O retorno, que ocorre essa semana, possui diversas novidades, incluindo uma nova sociedade com a Dromedário, agência e produtora de conteúdo.
“Teremos uma infraestrutura que desde nossa fundação, em 2014, sempre sonhamos: tecnologia, estrutura física com diversos estúdios em São Paulo e acesso a mercados para parcerias comerciais com grandes empresas que possibilitarão nosso crescimento e também construção de uma plataforma distribuída em diversos canais diferentes”. Foi assim que Daniela Guaraná resumiu a parceria e o novo momento do Spotniks.
Ela conta que poderão se dedicar à criação de conteúdo original e exclusivo, enquanto a Dromedário, produtora de vídeos, será responsável pela parte de infraestrutura, suporte à produção e comercial. “Encontramos um parceiro estratégico, com uma conexão muito forte entre as partes. Estamos analisando cuidadosamente caminhos de crescimento para construir o futuro do Spotniks”, explica Daniela.
O Spotniks se notabilizou como o principal canal independente com editorial alinhado aos princípios do liberalismo econômico, da democracia e da liberdade individual. No período de mídia escrita, o site da organização recebia cerca de 4 milhões de visualizações. “Infelizmente, éramos vítimas do próprio sucesso, pois era muito frequente a queda dos servidores diante de tanta audiência e não tínhamos estrutura para suportar esse volume na época. Isso hoje não será problema”, relembra Daniela.
O veículo independente organizou produções com grandes nomes do debate público brasileiro com temas relacionados à reformas econômicas e estruturais, como Previdência e Macroeconomia, Educação Básica, Economia, Criptoativos, Combate à Corrupção, Mulheres e o mercado de trabalho, Política, Mercado financeiro, Jornalismo e como lidar com fake news e Empreendedorismo.
Nomes como o ex-presidente do Banco Central, Pérsio Arida, e o doutor em Economia Política Diogo Costa, o presidente do Insper Marcos Lisboa, o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, entre outros grandes nomes, foram alguns dos mais notáveis participantes de conteúdos produzidos pelo veículo.Entre as séries de sucesso do Spotniks no YouTube estão a Mude Minha Opinião, Especial União Soviética, Essa é a Minha História e Conexão Faria Lima, que tratam tanto de temas históricos quanto pertinentes ao debate público contemporâneo. Assim, o editorial do Spotniks nesta fase se concentrará em pautas de economia, política, comportamento e sociedade, mas em formato diferente do já encontrado no debate público brasileiro. O retorno do canal no YouTube será nesta terça-feira (10), com a série “Preconceito”, que traz um experimento social em que são colocados para dialogar dois convidados com pensamentos e estilos de vida opostos. Data Business teve acesso ao primeiro episódio, que será entre um caçador de animais e a sócia de um dos principais restaurantes veganos de São Paulo.
Inicialmente serão três vídeos por semana, sempre entre terça-feira e quinta-feira. E a frequência deve aumentar gradativamente ao longo do semestre e entre os planos está o retorno da mídia escrita com um site reformulado.
Spotniks terá também uma série sobre curiosidades diversas e outra sobre Economia do Crime, que investigará o impacto que as modalidades de crimes geram na economia e na sociedade. Também haverá cobertura de temas da atualidade e do dia a dia.
“Somos uma plataforma que dialoga com pessoas mais novas, 80% de nosso público tem entre 18 e 35 anos. Então temos um compromisso social forte em tratar de temas que até podem gerar polêmica, mas sempre tratamos com respeito jornalístico, de uma maneira leve e muito informativa, com linguagem um pouco mais lúdica, mas nunca subestimando o poder da informação”, conclui Daniela.
Programação da Semana #1:https://www.youtube.com/@spotniks/featured
10/01 (terça) Preconceito – Episódio: Colocamos uma Vegana e um Caçador para conversar (sem que eles soubessem) 11/01 (quarta) A Curiosa História do Palavrão 12/01 (quinta) E se o Exército tentar um golpe contra o Lula? SpotniksCriada em 2014, Spotniks é uma empresa de produção audiovisual, com o objetivo de navegar na contramão das redes, mudar o fluxo da correnteza das ideias, promover o diálogo entre tribos, enxergar o mundo de uma forma não convencional.
Números de 2018 a 2022: Média de 973 mil views por vídeo Duração média de visualização: 7:33 42% do público de 18 a 24 anos 30% do público de 25 a 34 anos 1,7 milhões de inscritos no Youtube Números do mês de abril 2021 (exemplo) espectadores únicos: 2,3 milhões Total de horas vistas: 825,5 mil Total de visualizações: 5.786.771