A Jux Filmes, boutique de animação e criação de personagens, foi a responsável por repaginar o famoso mascote da Ri Happy, o Solzinho. O personagem, criado por Mauricio de Sousa, em 1988, tinha passado pela última reformulação há 10 anos, e agora ganha uma identidade visual mais moderna e atual, pensada para gerar uma nova conexão com o público da marca que também foi se transformando nos últimos anos.
De acordo com Marcello Laruccia, diretor criativo da Jux Filmes, o Solzinho é muito mais do que um personagem, ele tem toda uma filosofia, essência e personalidade por trás do mascote. “Antes de pensar em qualquer mudança fizemos uma grande imersão no universo da Ri Happy, visitamos as lojas, conversamos com funcionários, tudo para entender a fundo todas as suas características”, explica Laruccia.
“O ponto mais importante para nós foi humanizar o personagem, deixar ele mais próximo da imagem do consumidor, para que a criança crie uma identificação e consiga se imaginar brincando e sendo amiga do Solzinho”, explica Laruccia. “Para isso, fizemos algumas mudanças significativas, como transformar a coroa que simbolizava o sol no cabelo do personagem. Além disso, atualizamos as roupas e demos uma atenção especial ao tênis do mascote, já que descobrimos nas nossas pesquisas que as crianças se interessam muito por tênis”.
Marcello Laruccia, referência na área de animação e o nome por trás de inúmeros personagens, como o famoso franguinho da Sadia e o mascote Milk Shake do Bob’s, foi o responsável pela direção criativa da reformulação do Solzinho. “Estamos muito realizados por criar e produzir essa nova versão de um mascote tão icônico. É uma grande responsabilidade, ainda mais por ser uma criação do gênio que é o Mauricio de Sousa”, completa Laruccia.
O projeto também contou com a participação de Luciano Augusto, supervisor criativo, Kauê Asciuti, animador e Eduardo Hartard, coordenador de produção. Já a Daniela Gouveia, head de novos negócios da JUX Filmes, foi a responsável pela conquista da conta da Ri Happy.
Mercado de animação
Segundo o fundador da Jux Filmes, o mercado de animação está bastante aquecido. “Nosso DNA sempre foi focado no desenvolvimento de personagens e animação para qualquer plataforma, seja para TV, cinema ou para o digital. Além disso, estamos com projetos para aplicativos e games, áreas que estão crescendo bastante e com muito potencial para os próximos anos”, finaliza.
A Jux Filmes apresentou um crescimento de 25% em 2021 e prevê um movimento semelhante para este ano. Entre os principais clientes da produtora de animação estão Colégio e Cursos Objetivo, Grupo Souza Lima, Ri Happy, Trident (SAG2), Oreo (SAG2), Pernambucanas (Wunderman Thompson) e Nestlé (FCB Health) entre outros.
FICHA TÉCNICA
Marcello Laruccia : Direção
Daniela Gouveia: Head de Novos Negócios
Luciano Augusto: Supervisor criativo
Kauê Asciuti: Animador
Eduardo Hartard : Coordenador de Produção