A série de vídeos “Dirija Minha História”, produzida pela Sentimental Filme para o lançamento do Ford Ka, em 2014, é um dos destaques da 11ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico. O trabalho, criado pelo Coletivo Bijari, parceiro da Sentimental e um dos mais relevantes centros de criação em artes visuais e trabalhos multimídia do Brasil, é um dos 303 projetos de design gráfico expostos no evento, que acontece no Rio de Janeiro até 8 de novembro. As outras duas obras do Bijari que fazem parte da mostra são: o trabalho de direção de arte, cenografia e criação de vídeos para o “Prêmio Abril de Publicidade”; e o “Manifesto da Noite”, um livro feito a partir de um encontro nacional que discutiu o papel da noite nos aspectos cultural, social e econômico.
Estrelada por Lázaro Ramos, a série “Dirija Minha História” utilizou técnicas avançadas de imagem e design, como o vídeo mapping, no qual o ponto de vista do observador é levado em consideração para criar uma ilusão de profundidade e transformação. De acordo com Gian Carlo Bellotti, diretor do projeto, “os filmes foram inovadores por comunicar não apenas o lançamento do carro, mas também, por trazer outras experiências e maneiras de ver o mundo, com uma produção artística minuciosa. Ficamos felizes porque tanto o cliente quanto a agência toparam uma experimentação bastante ousada”, comenta.
Segundo Rodrigo de Araújo, do Coletivo Bijari, “quando fazemos um plano sequência com o vídeo mapping, todas as vezes que câmera muda de ângulo temos que recalcular o ponto de vista. Ou seja, foi um trabalho extremamente complexo no sentido de criar profundidades e ilusões para a câmera num take único, mas que evidenciou a mistura arte + publicidade e possibilitou um olhar mais singular à campanha”, explica.
Para assistir ao primeiro filme da série “Dirija Minha História”, acesse: www.youtube.com/watch?v=_jOHpEB-kJc.