O expressivo aumento de receita – 50% dos resultados em relação ao último ano -, com a expectativa de ter o primeiro ano do Grupo com lucro significativo, – está entre as conquistas de Sarah Buchwitz, desde que assumiu a posição de CEO do Grupo Flow, em outubro de 2023. Desde então, o Grupo tem investido em parcerias e iniciativas de alto impacto, com a proposta de destacar a expertise da empresa como um ecossistema de mídia inovador, trazer novas receitas, além de estreitar o relacionamento com anunciantes e agências de publicidade.
Para manter a vanguarda da economia criativa e o acelerado crescimento do faturamento em 2025, o Grupo planeja continuar sua expansão com novos lançamentos, como a Flow House, um espaço físico dedicado à criação e distribuição de conteúdo, e investir em TVs conectadas, ampliando assim, a distribuição e alcance de suas produções. Além disso, a WolfVision, venture studio do ecossistema de mídia, lançou recentemente o Data4Creators, plataforma Software as a Service (SaaS) que promete melhorar o desempenho dos criadores de conteúdo, influenciadores, marcas, streamers e produtores de vídeos que utilizam redes sociais de forma profissional.
Para Sarah, esse primeiro ano serviu para consolidar um caminho de crescimento e inovação, com parcerias que agregam valor ao ecossistema e conteúdos que ressoam junto ao público. “Estamos empenhados em transformar a comunicação digital no Brasil, conectando marcas e engajando comunidades, por meio de produções relevantes e autênticas”, afirma. Além disso, com foco na excelência operacional, a CEO implementou novos processos, como sistema SAP, descontinuou alguns programas e criou modelo de governança. Para a executiva, cada passo foi fundamental para este momento no Grupo Flow. “Desde a operação, processos e conteúdo, nosso foco é gerar experiências significativas que, além de engajar, também inspiram e geram impacto”, comenta.
Um dos marcos de Sarah Buchwitz foi a aceleração da agenda de equidade de gênero, por meio da contratação de mulheres, que passou de 23% para 33%, além da implementação da licença-maternidade de seis meses. Também investiu em conteúdo, com o relançamento do Vênus, com novos quadros, como SAC da Cris, Origens e Aquelas Minas. Outros lançamentos incluem o Bom Dia Flow, com apresentação de Paulinha Carvalho e Dane Taranha, e uma parceria recém-comunicada com a plataforma Mulheres Inspiradoras.
Ao longo do último ano, a empresa evoluiu significativamente em seu posicionamento no mercado da economia criativa. Um dos exemplos é a parceria com a Nestlé, que possibilitou a presença do Grupo Flow no Rock in Rio, onde o projeto Breakcast criou uma conexão única entre o público e a marca durante um dos maiores festivais de música da América Latina. O Grupo também se tornou o primeiro veículo nativo do digital a promover um debate eleitoral, com cerca de 15 milhões de visualizações, e de realizar, no canal Flow Podcast, a transmissão do show do Alok, em Brasília, que contou com a cobertura do Vênus no evento. Vale mencionar, ainda, a criação de novos produtos para geração de receita, como as produções de podcast para executivos no Flow S.A, que agora se posiciona como parceiro estratégico para empresas e creators ategirem maturidade digital.
A empresa de mídia digital também atuou ao lado da Amazon, no Amazon Prime Day, reforçando sua presença no mercado de consumo digital, e realizou o projeto em parceria com a Audible, o original “Manual de Como Não Ser Feito de Otário”, lançado em outubro. Outra iniciativa relevante é o projeto de conteúdo sobre automobilismo no Flow Podcast, com a co-apresentação de Rubens Barrichello, em que são entrevistadas celebridades do meio automobilístico, ao longo de uma série de seis episódios patrocinada pelo Guaraná.
O Grupo Flow atualmente é composto pelos Estúdios Flow, que reúnem mais de 30 criadores de conteúdo em áreas diversas, como entretenimento, tecnologia, esportes e ciência. Também integram o grupo: a Golden Pill, agência de mídia e conteúdo digital, e a WolfVision, um venture studio que gerencia múltiplos produtos tecnológicos. Além do Flow SA, vertical de soluções corporativas.