A S de Samba conquistou dois Ouros no Prémios Lusófonos da Criatividade, principal festival de publicidade e comunicação dedicado aos países de língua portuguesa, sediado em Lisboa. Criado em 2013, o evento reconhece anualmente os trabalhos mais relevantes dos mercados lusófonos e reúne, ao longo do ano, edições quadrimestrais, que culminam em um festival com entregas de prêmios e debates estratégicos para o setor.
Os Ouros foram concedidos na categoria Produção de Áudio – Uso de Música Original, pelas campanhas “Brasil em Cena”, criada para a Apple Brasil, e “Pacto Contra a Fome”, campanha desenvolvida para o movimento nacional homônimo e criada pela Africa Creative. O reconhecimento reforça a atuação da S de Samba em projetos que unem excelência criativa, relevância cultural e impacto social, com o som como elemento central da comunicação.
Ouro por “Brasil em Cena” celebra cinema, samba e identidade brasileira
Criada para o lançamento do iPhone 16 Pro, a campanha “Brasil em Cena” é um tributo ao cinema nacional e à cultura brasileira, conectando Samba, Carnaval e Audiovisual em uma narrativa vibrante e contemporânea. A música original, composta por Jair Oliveira, ganha interpretação da cantora, compositora e bandolinista Nilze Carvalho, ampliando o diálogo entre tradição musical e linguagem cinematográfica.
Desenvolvida pela Media Arts Lab (TBWA\MAL), a peça foi filmada integralmente com um iPhone 16 Pro e exibida durante as transmissões do Carnaval e do Oscar 2025, na TV Globo – período marcado também pela inédita vitória do Brasil com o filme “Ainda Estou Aqui”, como Melhor Filme Internacional.
A produção de som é da S de Samba, com direção musical de Jair Oliveira e Wilson Simoninha, além de Diego Guimarães, diretor de produção musical da casa. A produção de imagem é da Pródigo Filmes.
“Na interpretação de Nilze Carvalho, celebramos um dos melhores momentos do cinema brasileiro em diálogo direto com o samba e o Carnaval. É um tributo à nossa cultura em um momento simbólico e histórico para o audiovisual do país”, afirma Jair Oliveira, cantor, compositor, produtor musical e sócio da S de Samba
Ouro por “Pacto Contra a Fome” reforça o papel do som em campanhas de impacto social
O segundo Ouro veio com a campanha “Pacto Contra a Fome”, criada pela Africa Creative para o movimento nacional que reúne empresas, organizações da sociedade civil e lideranças públicas em torno do combate à fome e à redução do desperdício de alimentos no Brasil. É estrelada pela atleta Rebeca Andrade, embaixadora de uma mensagem urgente: combater o desperdício é um passo essencial para transformar realidades.
Com abordagem direta e sensível, a comunicação amplia a conscientização sobre o tema a partir de dados alarmantes — o Brasil desperdiça milhões de toneladas de alimentos todos os anos enquanto parcela significativa da população vive em situação de insegurança alimentar. Nesse contexto, o som atua como elemento narrativo fundamental, potencializando o impacto emocional da mensagem e reforçando a urgência da causa, o que evidencia o papel da S de Samba em projetos que extrapolam o território publicitário e dialogam com questões estruturais da sociedade.
“Receber esse reconhecimento no ‘Prémios Lusófonos da Criatividade’, em uma categoria dedicada ao uso de música original, reafirma a importância do som como elemento central da narrativa publicitária. ‘Brasil em Cena’ e ‘Pacto Contra a Fome’ são projetos muito diferentes entre si, mas que têm em comum o cuidado com a criação musical e o entendimento de que a música não acompanha a ideia – ela constrói a ideia”, destaca Simoninha, cantor, compositor, produtor musical e sócio da S de Samba.
E Meg Magro, diretora de atendimento da S de Samba, completa: “As trilhas premiadas trazem música original de Jair Oliveira, reforçando nosso compromisso com identidade, autoria e excelência criativa. Para a S de Samba, esses dois Ouros celebram processo, parceria e identidade”.
Ficha técnica – Brasil em Cena
BRASIL EM CENA
Agência: TBWA\Media Arts Lab LATAM
Direção: Mariana Borga
Produtora de imagem: Pródigo Films
Empresa de áudio: S de Samba
Direção musical: Jair Oliveira e Wilson Simoninha
Diretor de produção musical: Diego Guimarães
Direção de fotografia: Gabriel Bianchini (Bibi)
Música: “Brasil em Cena” – Jair Oliveira e Nilze Carvalho
Ficha Técnica Pacto Contra Fome:
PACTO CONTRA A FOME 2025
Cliente: Pacto contra fome
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Aaron Sutton
Head of Design: Bruno Valença
Diretor de Rel Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt
Criação: Gustavo Moura e Pedro Paulo Mesquita
Atendimento: Vitória Medauar e Guilherme Pereira
Mídia: Haroldo Paro e Igor Parga
Planejamento: Ana Paula Kuroki
Talents: Fernando Alonso, Bruna Cicolino, Carolina Barakat e Paola Arnelas
Produção Agência: Rodrigo Ferrari e Vivi Guedes
Produtora de imagem: MAGMA
Direção: Gota
Produção Executiva: Giovana Grigolin
Gerente de Projeto: Bea Couto
Head de Produção: Renata Munaretto
Coordenação de Produção: Michele Labiapari
Assistência de Direção: Rodolfo Paes Dias
Direção de Fotografia: Caio Humberto Ferreira
Assistência de Câmera: Daniel Oliveira, Marco Vieira
Produção de Elenco: Manu Menezes
Figurino: Andréa Mamel
Maquiagem: Karina Holanda Pedrosa
Direção de Produção: Arthur Pinheiro
Platô: Daniel Bomfim Palhares
Som Direto: Frederico França
Gaffer: Paulo Sérgio Nunes da Silva
Maquinista: Claudio Soares dos Santos
Logger: Antonio José Molina Mármol
Fotografia Still: Rodrigo Pirim
Produtora de áudio: S de Samba
Direção de Criação: Jair Oliveira e Wilson Simoninha
Produção: Diego Guimaraes e Heloá Holanda
Produção executiva: Meg Magro
PÓS – PRODUÇÃO: Massai
Coord de Pós: Patrícia Rodrigues e Yago Rodrigues
Diretor Técnico: Gustavo Minicucci
Atendimento Pós-produção: Isabela Hana
Finalizador: Jairo Santos
Ass de Finalização: Kleber Araújo
Montadora: Dani Seabr
Motion: Caio Vinicius e Dani Seabra
Colorista: Guilherme Vila
Conforme: Guilherme Vila
3D Artist: Rods
IA Artist: Pedro Briquet
