sábado, dezembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraProdutora se consolida como hub criativo e adota o nome Impossível

Produtora se consolida como hub criativo e adota o nome Impossível

O aspecto lúdico, criativo e inusitado do que parece (mas não é) irrealizável foi a inspiração para o rebatismo da Impossível, produtora audiovisual baseada em São Paulo que, até o fim do ano passado, atuava sob o nome 3Film. Fundada em 2010 e liderada pelo cineasta e documentarista Rapha Erichsen e o fotógrafo Rodrigo Braga, a produtora se consolidou em três grandes frentes de atuação – branded content, comunicação de impacto e documental, e videoclipes musicais. E expandiu seu escopo de entregas, oferecendo serviços diversificados que combinam criação e produção para diferentes mídias e formatos.

“Nosso rebranding se dá essencialmente porque nosso nome anterior carregava a palavra film, o que há muito já não abarca nosso escopo de entregas, que vão muito além de filmes. Pensamos em termos de produtos criativos, e lançar a marca Impossível é uma forma de firmar publicamente esse posicionamento e mindset”, declara Erichsen.

Exemplo dessa mentalidade está no serviço, oferecido desde 2023, de produção de pacotes de assets de comunicação para alimentar bancos de imagem multi formato, customizados segundo as necessidades de comunicação de empresas globais que não queiram recorrer a conteúdos pasteurizados com suposto apelo universal.

O 1° projeto do gênero foi entregue para a empresa de mobilidade Didi, dona da 99: um banco fotográfico e de imagens com dezenas de assets, para alimentar a comunicação da empresa na América Latina – além de São Paulo, Buenos Aires, Cidade do México e Lima; com o desafio de produzir na capital paulista conteúdo que remetesse às demais capitais latinas. Para a rede de fast food Popeyes a Impossível esteve este ano em Nova Orleans (EUA) para captar, produzir e finalizar conteúdo a ser usado na comunicação do anunciante na América Latina, Europa e Ásia. Em setembro o embarque será para Cingapura, com a missão de municiar a marca canadense de café Tim Hortons com recursos para sua comunicação nas regiões do Oriente Médio, Eurásia e Europa.

Além da produção publicitária, a Impossível conta com uma sólida trajetória de projetos nos campos audiovisual de longo formato, independentes ou em parceria com anunciantes e players do mercado televisivo e de streaming.

“O fato de termos um grande ecossistema de colaboradores e parceiros em diversas áreas de atuação no universo das artes e da comunicação nos permitem uma versatilidade muito favorável não apenas do ponto de vista logístico, como conceitual, pois vamos nos retroalimentando de referências que passam a compor nosso repertório para os projetos seguintes”, avalia Rapha.

Entre os diversos filmes de caráter documental estão “Ilegal: a vida não espera” (2014), que impulsionou o debate sobre maconha medicinal no Brasil e foi premiado como Melhor Documentários no Prêmio Sesc de Melhor Filme; “Radical: a controversa saga de Dadá Figueiredo” (2015), premiado como Melhor Documentário no Festival MIMPI e no NYIFF; e “No Capricho” (2013), filme sobre o maior festival musical teen da América Latina. Em co-produção com a farmacêutica Boehringer Ingelheim, a Impossível realizou recentemente “Na Minha Pele”, documentário sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada, reconhecido como melhor documentário na área médica no Festival da Sicília, Itália. Atualmente a dupla de sócios se dedica ao desenvolvimento de uma série documental sobre a obra do decano do gênero no Brasil, o cineasta Jorge Bodanzky, e do novo filme de Rapha Erichsen, sobre a renascença da ciência psicodélica.

A empresa também já colaborou para produções em parceria com Netflix, Multishow, GNT, History Channel, Canal Curta, GloboNews, Superinteressante, Capricho e M de Mulher. Desde o início de 2024 a Impossível estabeleceu parceria com Ricardo Kenski (ex-HBO e Paramount), e o produtor executivo Nuno Godolphin com a finalidade de desenvolver projetos audiovisuais para o mercado de entretenimento. Entre os trabalhos atualmente em gestação estão uma série de natureza, com o fotógrafo João Marcos Rosa, e uma série sobre o futuro das energias renováveis, com a jornalista e diretora Bárbara Poerner.

No campo da comunicação de impacto, a Impossível conta com trabalhos assinados por instituições como Febre, Fundação Lemann, Itaú Cultural, Instituto Alana e Plan International.

Já na frente musical, a Impossível realizou no 1° semestre do ano o clipe de “Jardineiro”, música do Planet Hemp, mesma banda para a qual será produzido um vídeo em 360° para celebrar os 30 anos da canção/hino da banda, “Legalize já”. O lançamento acontecerá até o fim de 2024. Em paralelo Rapha e Rodrigo finalizam a edição de “Enfrente”, faixa que dá título ao novo disco do CPM 22. Entre os nomes artísticos com os quais já colaboraram

Artigos relacionados

Novidades