Os sete milagres de Jesus Cristo recriados em realidade virtual deram ao Brasil um dos mais importantes prêmios do cinema independente internacional. A produção “7 Miracles”, co-produção da brasileira Panogramma com a norte-americana HTC / Vive Studios, venceu o prêmio especial Best VR Film of the Year no Raindance Film Festival, realizado em Londres na última semana. A direção do filme de 70 minutos foi do brasileiro Rodrigo Cerqueira e do italiano Marco Spagnoli. “7 Miracles” concorreu com outras 33 produções na categoria Immersive Stories, entre elas a animação Crow: The Legend, com Oprah Winfrey e John Legend.
Rodrigo Cerqueira afirma que a conquista da Panogramma coloca o Brasil como um dos centros criativos da produção de filmes em realidade virtual e aumentada. “Os jurados consideraram que nossa obra representava o espírito dos filmes independentes que o festival celebra”, conta o sócio da Panogramma que preside a produtora nos EUA e que também assina a produção ao lado de Joel Breton, vice-presidente global de VR Content e Head of Vive Studios. O produtor executivo é o italiano Enzo Sisti, que tem no currículo produções como Paixão Cristo, Mulher Maravilha e Ben Hur.
A participação no Raindance Festival foi a estreia mundial de “7 Miracles” que está prevista para ser lançada no Brasil durante o Hyper Festival, um dos principais eventos dedicados a VR e produções imersivas do País, que acontece em 27 de outubro em São Paulo. Para os cinemas, Cerqueira afirma que o lançamento depende do interesse das redes de cinema nas plataformas de VR, além da aquisição das poltronas que giram 360º que são necessárias para a melhor aproveitamento de todos os recursos tecnológicos do VR. “Nada impede os cinemas de adaptem suas salas pra receber o filme, mas ainda não há nada certo nesse sentido, além da exibição no Hyper Festival”, afirma.
Criada em 2013, a Panogramma tem hoje como sócios, o produtor musical João Marcello Bôscoli, que preside a filial no Brasil; Felipe Barahona, ex-executivo do marketing promocional da Vivo e sócio da BeGiant Advertainment; Marcio Kakumoto, um dos sócios do Fast Shop; além de Rodrigo Cerqueira, responsável pela operação internacional a partir dos EUA, com representações no Canadá e na China. Em cinco anos de atividades, a Panogramma já fez produções usando tecnologia de realidade virtual para mais de 60 clientes, entre eles marcas como Bradesco, IBM, Samsung, Coca-Cola, Skol, Honda e Fox Sports entre outras.