A Júpiter Conteúdo em Movimento, em parceria com o Magazine Luiza e o Instituto Mulheres do Brasil (do Grupo Mulheres do Brasil), acaba de lançar o documentário “Pra Quem Eu Vou Contar? – Um Retrato da Violência Doméstica no Brasil”. Apresentado por Mariana Varella e dirigido por Thaís Roque, o conteúdo aborda o ciclo de abuso contra as mulheres e o impacto da violência doméstica na saúde mental.
O filme conta com entrevistas exclusivas da ativista dos direitos das mulheres Maria da Penha, a infectologista Ivete Boulos e a empresária Luiza Trajano, além de apresentar a história de Bárbara, vendedora do Magalu que usou os canais da empresa para expor e sair de um relacionamento abusivo.
“O documentário busca quebrar o silêncio e conscientizar a sociedade sobre os padrões da violência doméstica, proporcionando às vítimas um espaço para se sentirem ouvidas e compreendidas. Ao dar voz às próprias vítimas, a produção humaniza a questão da violência doméstica e demonstra que cada história é única e merece ser ouvida. Ao compartilhar suas experiências, as mulheres encorajam outras vítimas a buscar ajuda e quebrar o silêncio”, pontua Mariana Varella, apresentadora do doc.
Ao longo da produção, a equipe identificou um padrão comum nas histórias das vítimas, independentemente de suas diferenças sociais e regionais. A sensação de vergonha, medo, culpa e dificuldade de romper o ciclo da violência são elementos presentes em quase todos os relatos. Essa constatação reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre os sinais de violência doméstica e oferecer apoio às vítimas.
“A pesquisa do filme foi conduzida de forma muito cuidadosa por nossa roteirista, Paula Padilha, com o apoio fundamental do Magalu e da ONG Mulheres do Brasil, que nos ajudaram a acessar dados relevantes e nos conectar com mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica. O maior desafio foi contar histórias sensíveis sem expor a identidade das pessoas. Utilizamos recursos de dramaturgia como reconstituições, e depoimentos com distorção de voz e sem mostrar o rosto. Nós, da Júpiter Conteúdo, produzimos o filme porque essa causa também faz parte do nosso compromisso com a sociedade. Com o nosso alcance no digital, temos a oportunidade de levar informações a um grande número de pessoas, ajudando a conscientizar e a fornecer ferramentas para que mais mulheres possam sair do ciclo de violência doméstica”, diz Thaís Roque, diretora do documentário.
https://www.youtube.com/watch?v=Sj0dVciNWgg
“Há sete anos, uma gerente do Magazine Luiza foi vítima de feminicídio e isso me marcou profundamente. Eu sabia que a gente tinha que se posicionar e montar frentes para que isso não se repetisse. Desde então, criamos ações de treinamento nas lojas para que todos, de supervisores à colegas de trabalho, aprendessem a identificar os sinais de violência, além de oferecer uma rede de apoio para as mulheres. Quando você levanta essa bandeira, os agressores ficam com medo porque eles sabem que a mulher tem uma rede de apoio forte atrás dela. É por isso que as empresas precisam se comprometer com a causa. A violência doméstica existe em todos os lugares do mundo e agora a missão do Grupo Mulheres do Brasil é montar um comitê global para acabar com todo e qualquer tipo violência. O objetivo sempre será salvar a mulher”, declara Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.
Ficha técnica:
Apresentação: Mariana Varella
Direção: Thaís Roque
Produção executiva: Jeff Peixoto
Pesquisa e roteiro: Paula Padilha
Produção: Marina Calvão
Direção de fotografia: Michel Souza
Fotografia: Allan Carvalho, Daniel Domingues e Daniel Jr.
Som direto: Lucas Tesser e Wylliana Nascimento
Edição: Gustavo Forti Leitão
Colorista: João Felipe Khury
Direção criativa: Ana Vizeu
Motion design: Tainá Ferrari Wagner
Mixagem de áudio: Filipe Ambrosio
Trilha sonora: Vinicius Porto e Paulo Garfunkel
Planejamento e redes sociais: Luana Viana
Analista de redes: Gabriela Rocca
Gestão de projetos: Denise Rodrigues e Lays Coelho
Assistente de atendimento: Francielly Rocha
Inteligência de dados: Ricardo Somera